Paixão Tricolor
Coluna do Pi: Futebol é amor
Leia a íntegra da coluna do Mr. Pi no Diário Gaúcho

Como pode envolver tanta gente, emoção, dinheiro e outras coisas na vida esse negócio chamado futebol. A magia que envolve essa modalidade esportiva é fascinante. Cada um de nós projeta alguma coisa da existência naquelas quatro linhas de gramado.
Não é possível dizer ou afirmar de forma certeira o que nos faz ficar e viver na mais intensa paixão essa coisa identificada por um clube.
Um símbolo, as cores, a forma, o nome, tudo ali representa o que nós fomos, somos e seremos. Ou tudo isso num tempo que gostaríamos que se tornasse verdade constante. O futebol é a poesia escrita e ainda não vivida. É a dor de cotovelo que ainda virá pelo não da pessoa amada. É uma canção escrita ainda não gravada aguardando um coração ainda solitário em busca do amor.
Estado de embriaguez
O futebol é a lua de mel que deixa os noivos enlouquecidos, mas que logo ali se transforma numa briga voraz. como se cada um estivesse com a razão e o domínio da verdade e ninguém mais pudesse possuí-la. Esse estado de embriaguez que elimina o bom senso, que traz em si a falta de pudor e controle. Essa bebida doce que tão rápida nos deixa leve e à mercê do acaso. Esse gole amargo que disfarça o que antes era pior.
Que movimento de pessoas é esse que nos faz sair de nós e encontra no outro tal qual a gente o mesmo que nem a gente mesmo consegue explicar? É preciso muito mais que uma paixão pra saber que o futebol é a lealdade do que se diz amor.