Paixão Tricolor
Coluna do Pi: Não há apenas um culpado da eliminação do Grêmio

Até quando existirá a necessidade de elegermos culpados individuais em um esporte coletivo como o futebol? Por que essa escolha e condenação de dois ou três elementos de um grupo com mais de 30 pessoas? Como se esse julgamento resolvesse o passado, e garantisse a vitória no futuro. A eliminação na Copa Libertadores não é culpa de A,B ou C.
Discordo completamente sobre algumas criticas voltadas, em especial, ao centroavante Barcos, ao presidente Fabio Koff e ao técnico Enderson Moreira. Essa passionalidade em demasia nas análises dos resultados gera uma constante insegurança no trabalho que é realizado pelas pessoas criticadas.
Assim como também afeta e deixa marcas profundas naquelas pessoas ligadas diretamente na vida de quem está sob os holofotes.
Julgamentos
É tão simples perceber que ninguém é perfeito e acerta sempre, mesmo que essa seja a intenção. Como também vale dizer o contrário. E fazer esse exercício de inversão de papeis é fundamental na hora de avaliar uma situação, mesmo quando se está emocionalmente comprometido.
Se posso fazer uso desse espaço em nome de algo, peço aqui que não crucifiquemos um ou outro, sem que pelo menos tenhamos boa vontade em tudo que fizemos.
O mundo não muda de forma inversa. O que realmente vale e faz crescer, é a motivação e crença que na vitória existem méritos pessoais. Nas derrotas, o coletivo responde por tudo e por todos.