Paixão Tricolor
Coluna do Cacalo: a estreia da Seleção na Copa teve fatos negativos e positivos
Leia a íntegra da coluna do Cacalo do Diário Gaúcho
A estreia da Seleção Brasileira demonstrou que a equipe nacional precisa melhorar muito para ser campeã. Houve alguns fatos negativos no jogo, mas também houve positivos.
A arbitragem foi nefasta e decisiva contra os interesses da Croácia, na medida em que assinalou um pênalti inexistente. Ademais, na duvida, sempre puxou para o lado brasileiro. As duas laterais deixaram muito a desejar e isso deverá ser corrigido pelo Felipão. Houve más atuações individuais.
De outra parte, foi comovente o esforço do meia Oscar, fato que aliado a sua boa técnica, o transformou num dos melhores da partida, devendo ter o seu mérito reconhecido. No entanto, mais uma vez, Neymar mostrou que um atleta extraclasse, de outra turma, sendo o mais importante jogador brasileiro. Fez dois golos, movimentou-se, buscou os espaços e apenas pecou na agressão ao adversário quando poderia ter levado o cartão vermelho.
Pelo que se viu ontem, o time depende de Neymar. É preciso que se diga também que o primeiro gol de Neymar e o de Oscar foram falhas do goleiro croata, que se atirou tarde para a defesa. Foi uma vitória típica de um time do Felipão, quando não joga bem, apresenta outras virtudes para buscar o resultado mesmo que a arbitragem tenha ajudado. É sempre bom iniciar um campeonato desse porte, com uma vitória suada e um final cheio de sufoco.