Paixão Tricolor
Coluna do Cacalo: a entrevista de Neymar
Leia a íntegra da Coluna do Cacalo no Diário Gaúcho
É impressionante a personalidade, o caráter e a generosidade do craque Neymar.
Dentro de campo é, indiscutivelmente, o maior jogador do futebol brasileiro. Tem demonstrado isso amiúde, tanto que fez parte de uma transação milionária para o Barcelona.
A entrevista coletiva concedida na tarde de quinta-feira pelo Neymar foi um verdadeiro show. Não encontro adjetivos para defini-lo, tal a sua coragem, a sua lucidez e a sua lealdade com seus companheiros e seu comandante, todos duramente criticados. Mais, a expressa reprovação que fez as manifestações odiosas de seu empresário, o tal de Wagner Ribeiro, um ilustre desconhecido, que nada fez nunca pelo futebol brasileiro, foi mais uma comprovação da grandeza moral e da inigualável postura ética desse jogador.
Na torcida
É muito fácil pisar em cima, de quem está caído, extrapolando as criticas, inclusive para o lado pessoal. Estou entre aqueles que consideram que Felipão se equivocou na escalação e no sistema de jogo. Mas alguns expuseram ofensas pessoais, próprias de covardes. Duvido que as façam na frente do ofendido. Por rede social e recados distantes, há muitos corajosos.
Por todos esses motivos, Neymar deu incomensurável exemplo de ética, coragem e lealdade, confirmando porque, além do craque que é, se trata de um grande ídolo.
A sua declaração, torcendo por Messi e Mascherano, vai fazer com que milhões de torcedores brasileiros estejam ao lado da seleção argentina. Sou um deles, e Neymar terá, eternamente, o meu respeito, a minha consideração e o meu reconhecimento.