Paixão Tricolor
Coluna do Cacalo: dever de casa
Leia a íntegra da coluna do Cacalo no Diário Gaúcho
Mais uma vez sem jogar bem, o Grêmio cumpriu com seu compromisso de somar três pontos e de diminuir para apenas três pontos a diferença para o São Paulo, vice-líder da competição. O time tinha obrigação de vencer, porque todos os que estão por ali, disputando vaga para a Libertadores, ganharam seus jogos e aproveitaram a derrota daqueles que lideram a competição.
Foi um jogo difícil, embora o sistema defensivo tricolor, novamente tenha funcionado muito bem, ressaltando porém, aos olhos de todos, a enorme dificuldade de articulação, pela falta de um jogador come essa característica, que dificulta sobremaneira a atuação dos atacantes, que jogaram relativamente bem, embora sem essa tal assistência.
Defesa forte
Definitivamente, Felipão privilegia o não perder e vencer quando for possível. Desta vez, teve a felicidade de marcar um gol bem no começo da partida, o que, de certa forma, facilitou as coisas, porque o Tricolor pode jogar no contra-ataque e nem assim conseguiu chegar ao segundo gol, embora tenha tido boas chances. É incrível, porém, a dificuldade de troca de três passes certos contínuos, de manter a posse de bola e de jogar somente na boa, como se diz.
Ainda assim, estamos muito vivos no campeonato, pois essa vitória na Arena foi muitíssimo importante, na medida em que os próximos dois jogos são fora e muito difíceis. O importante foi somar os três pontos e cumprir o dever de casa, sem louvor, mas com persistência e dedicação. Valeu realmente pelo resultado positivo, pela doação dos atletas e pelo forte esquema defensivo, saudando ainda o gol de Dudu.