Paixão Tricolor
Coluna do Cacalo: Os mesmos três pontos
Leia a íntegra da coluna no Diário Gaúcho
Salvo situações excepcionalíssimas, e insisto no superlativo, a partir de agora todos os jogos são iguais, independente do adversário. Claro que não me refiro a eventuais dificuldades técnicas ao enfrentar uma equipe teoricamente melhor ou pior. Simplesmente, falo da questão dos pontos somados. Qualquer ponto tem o mesmo valor em qualquer partida.
Assim, porque é uma situação óbvia, somar três pontos sempre será importante, seja qual for o adversário. Mas, especificamente no jogo deste sábado contra o Goiás, por razões outras, a vitória tem singular valor.
O adversário não disputa a vaga diretamente para o G4. Logo, não leva para a partida a responsabilidade que o Grêmio terá.
Leia outras colunas do Cacalo
Leia outras notícias de futebol
Chance de vaga
Ademais, por ser um adversário de meio de tabela, torna-se muito relevante que os clubes que vão a sua frente somem os três pontos, para que tirem alguma vantagem daqueles que não obtiverem sucesso em Goiânia.
Nestas condições, jogando no Serra Dourada, impõe-se uma vitória tricolor, para obter essa diferença favorável em relação aos que não somaram os mesmos três pontos contra o Goiás. Ou, na pior das hipóteses, se igualar àqueles que já ganharam do mesmo adversário.
Repito que todos os jogos carregam três pontos, apesar de adversários distintos. Para finalizar, mantendo-se perto da disputa da vaga, sempre há chance de obtê-la. Só não pode o Grêmio ser derrotado no Estádio Serra Dourada.