Paixão Tricolor
Coluna do Cacalo: Modificações no grupo
Leia a íntegra da coluna do Cacalo no Diário Gaúcho


Presumo que o departamento de futebol do Grêmio esteja trabalhando exaustivamente no sentido de preparar o grupo para o próximo ano. Quando me refiro ao departamento de futebol, cito os dirigentes. No caso, o presidente Fábio Koff que será o vice-presidente de futebol e seu diretor, Duda Kroeff. Além de relacionar também os profissionais, como diretor executivo Rui Costa, e os membros da comissão técnica, comandados pelo técnico Luiz Felipe Scolari.
Entre todos os citados, inexiste algum inexperiente em futebol. Isso dá certa garantia de que o departamento mais importante do clube estará atento e vigilante com os temas relacionados à sua área. Digo em todos os sentidos, especialmente, no quesito reforços para o próximo ano.
Mas, entendo, salvo melhor juízo, que não se vence em futebol somente com reforços. O que vale muito e tem sido prioritário em quase todos os clubes vencedores é o chamado dia a dia do futebol.
Deve haver forte relação de confiança entre as pessoas do departamento, a hierarquia deve ser respeitada na íntegra, as decisões devem ser objeto de troca de idéias, porque, ao meu sentir, não existe mais a figura do todo-poderoso que decide tudo sem dar satisfações aos seus pares.
No Grêmio, com certeza, isso não acontecerá, porque todos são experientes, inteligentes e, principalmente, competentes e sérios no sentido de fazer o melhor pelo clube. Aliá, esse será sempre acima de todos nós.
Assim, embora tenha ciência de que o elenco precisa de reforços, a decisão mais importante passa pela união de forças internas, confiança mútua e respeito a opiniões contrárias. O debate e o diálogo, sempre em qualquer circunstância, será saudável e excelente para o clube.
Leia outras notícias do Diário Gaúcho