Paixão Tricolor
Coluna do Cacalo: Testes para os novos
Leia a íntegra da Coluna do Cacalo no Diário Gaúcho


A partida do próximo final de semana servirá como teste para os jovens jogadores que serão escalados pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Não significa dizer que somente numa partida eles serão avaliados de forma definitiva. Obviamente, um único jogo é muito pouco, oferece amostragem pequena demais. Mas servirá, com certeza, para que sejam observados vários pressupostos que devem ser considerados numa avaliação.
A personalidade de cada jogador, participando de partida na Arena, contra o Flamengo, do técnico Vanderlei Luxemburgo, pode perfeitamente ser avaliada. O comprometimento começa a parecer importante, a necessária ambição pela vitória, independentemente da validade do jogo, também é questão deveras importante.
Validade
Um jogador com os requisitos exigidos para atuar num clube como o Grêmio deve ser moldado desde que chega ao clube, nas categorias de base. Tudo para para que, ao serem promovidos aos profissionais, estejam imbuídos da responsabilidade necessária para não sentir o peso da camisa.
Isso se obtém somente jogando em estádio do nível da Arena e contra clubes igualmente grandes. Por isso, entendo que tem validade o último jogo do Grêmio neste Brasileirão.