Paixão Tricolor
José Augusto Barros: "Domingo para confirmar retrospecto"
Se já manifestei pessimismo pelo nosso histórico de resultados ruins contra times pequenos no Brasileirão, hoje abro espaço para o otimismo. Até agora, em 18 pontos disputados contra os times que estão entre os seis primeiros da competição, conquistamos 13. A única derrota foi para o Palmeiras, no Pacaembu. Esse bom aproveitamento em jogos contra clubes grandes nos dão motivos para acreditar em um bom resultado no domingo, contra o Flamengo. Claro que o campeonato é feito de um equilíbrio nas atuações, coisa que o Grêmio não atingiu ainda. Mas é inegável que vitórias contra gigantes dão esperança ao torcedor que podemos estar num caminho certo.
Porém, um outro número, esse não tão bom, precisa ser mudado no clássico contra o Flamengo. Nosso desempenho fora de casa não é dos melhores. Nossa única vitória fora de casa, além do Gre-Nal do Beira-Rio, em Porto Alegre, um jogo sempre mais neutro, foi contra o Atlético-MG, na distante terceira rodada, em maio, em Minas Gerais.
Colheita longe da Arena
Como um time campeão não se faz somente de vitórias em casa – requisito que o Tricolor segue à risca –, está mais do que na hora de começar a colher pontos fora de casa. No final do campeonato, com certeza, não será uma derrota inesperada em casa, como no jogo contra o Vitória, que fará a diferença. E sim, derrotas longe de nossos domínios, como nos confrontos contra Atlético-PR, Palmeiras e Sport, por exemplo.