Paixão tricolor
Cacalo: "Renato comete erros e acertos, mas possui um índice muito maior de decisões corretas"
Isso se prova pelos títulos conquistados recentemente pelo Grêmio
Não existe nenhum profissional de futebol dono da verdade. Faço essa afirmação para dizer que o técnico Renato comete erros e acertos, como todos os outros, mas possui um índice muito maior de decisões corretas. E isso se prova pelos títulos conquistados recentemente pelo Grêmio.
Mas quero me ater ao jogo de domingo contra o Vasco. Isso porque muitas críticas recaíram em cima do técnico gremista, a meu juízo, injustificadamente. Não havia no elenco outros jogadores para iniciar a partida senão aqueles que foram escalados. Sem Arthur, Maicon e Michel, o meio-campo estava fragilizado numericamente e tecnicamente.
Quando o atleta vascaíno foi expulso, Renato, de imediato, tomou a iniciativa de buscar a vitória, retirando o lateral que não vinha bem no jogo e já tinha levado cartão amarelo. Com a vantagem numérica, deixou apenas três zagueiros, seguiu com o meio-campo, de quem se esperava criatividade, e colocou dois pontas abertos com o centroavante pelo meio do ataque. Onde está o erro?
Soluções mágicas
O esquema não funcionou em razão da marcação vascaína e da pouca produção de alguns jogadores gremistas. Colocou Douglas para dar qualidade ao meio.
Não deu certo. Colocou mais um atacante ao final do jogo, na hora do sufoco, e também não deu certo.
As tentativas foram válidas. Mas o time não estava bem. Qual foi o erro? O que deveria ter feito o técnico? Só não me venham com soluções mágicas em um jogo atípico. Além do mais, este é o elenco que o clube tem, e dali tem que surgir as opções para o treinador.