3 a 0 na Serra
Pepê e Vizeu marcam, Grêmio goleia o Caxias e mantém invencibilidade no Gauchão
Líder isolado da competição, Tricolor soma 13 pontos em cinco jogos disputados
O Grêmio disparou no Gauchão. Com a goleada de 3 a 0 sobre o Caxias neste domingo (3), dois gols de Pepê e um de Felipe Vizeu, no Estádio Centenário, o time de Renato Portaluppi chegou aos 13 pontos e pode abrir quatro de vantagem na ponta caso Pelotas e Novo Hamburgo tropecem em seus jogos na segunda-feira (4). O próximo adversário tricolor será o Avenida, na Arena, no próximo domingo (10), em jogo que, além de ser válido pelo Estadual, também colocará em disputa o título da Recopa Gaúcha.
Para preservar seus titulares, que já haviam atuado duas vezes durante a semana, Renato mandou a campo em Caxias uma formação quase toda reserva. A exceção era o zagueiro Kannemann, que tinha sido vetado das outras partidas por conta de problemas físicos e fez sua estreia nesta temporada.
A principal surpresa, contudo, estava no ataque. Quando muitos esperavam que Felipe Vizeu fosse iniciar seu primeiro jogo com a camisa do Grêmio, Renato optou por mandar André a campo. O centroavante até se mostrou mais participativo do que em outras oportunidades, mas, ainda assim, errava passes em demasia e tinha dificuldades no enfrentamento contra os zagueiros do Caxias.
Outra novidade de Renato, o meia Vico foi o responsável pelo primeiro lance de ataque do Grêmio. Aos oito minutos, ele recebeu de Leonardo Gomes na ponta direita e arriscou chute perigoso por cima do gol.
Além do bom toque de bola, os dois times tinham em comum a intensidade na marcação. Assim, pouco espaço sobrava para a criação de jogadas. Por muitas vezes, o Caxias tinha de recorrer ao jogo aéreo. Aos 17, o lateral-direito Muriel levantou a bola na área e exigiu boa intervenção do goleiro Julio César para afastar o perigo.
O Grêmio tentava usar o lado esquerdo para chegar ao ataque. Em jogada veloz, Matheus Henrique acionou Juninho Capixaba aos 26, que disparou até a entrada da área. Ainda que o lateral tenha feito bom cruzamento, André não conseguiu alcançar a bola para concluir.
Sem maiores emoções, o primeiro tempo terminou com uma arrancada de André ao ataque, aos 45. Mas na hora em que o centroavante tentou o cruzamento para Jean Pyerre, o zagueiro Jean, do Caxias, cortou a chance de gol gremista.
O segundo tempo iniciou com um Caxias mais insinuante. Logo aos três minutos, o zagueiro Eliomar aproveitou cruzamento de Rafael Gava e, dentro da pequena área, manchou cabeceio forte e Julio César realizou uma defesa de puro reflexo, no estilo do antigo titular Marcelo Grohe. No lance seguinte, Muriel dominou na intermediária e concluiu com chute firme, que passou bem perto do travessão.
Ainda que o time da casa tenha se lançado ao ataque, quem abriu o placar foi o visitante. Aos oito, Matheus Henrique fez fila pelo lado esquerdo e cruzou para o goleiro Lee afastar com o pé. No rebote, Rômulo retomou a bola e Jean Pyerre acionou Pepê, livre na área, que emedou chute no canto, que explodiu na rede do Caxias: 1 a 0.
O segundo gol veio logo em seguida. Aos 15, André aproveitou bobeada da zaga do Caxias e deixou Pepê na cara do gol. Livre, mais uma vez, o atacante concluiu com um chute alto para vencer Lee e marcar seu segundo gol na partida e seu terceiro no Gauchão.
O Caxias tentou descontar em duas chegadas ao ataque. Aos 19, Diego Miranda mandou chute de longe e Julio César espalmou pela linha de fundo. Aos 26, Miranda arriscou, o goleiro gremista desviou a bola na área e Kannemann afastou o perigo para longe.
Mas o terceiro gol estava mais perto do Grêmio. Quase veio aos 34, quando Pepê aproveitou rebote de chute de Thaciano e mandou a bola no travessão. Mas ficou a cargo de Felipe Vizeu. O centroavante, que havia entrado na vaga de André, aproveitou cruzamento de Thaciano aos 42 e mandou para a rede com chute de pé esquerdo para marcar seu primeiro gol com a camisa tricolor.
Com a vitória sobre o Caxias, o Grêmio consolidou ainda mais sua liderança no Gauchão. Quem vai parar o time de Renato Portaluppi?