Dever de casa
Luciano Périco: Grêmio de Renato Portaluppi mostrou que ainda pode decolar no Brasileirão
Vitória de 2 a 1 sobre o Coritiba fez o Tricolor subir na tabela do campeonato
De início, Renato Portaluppi optou por desfazer o tripé de volantes. Sem Maicon, Robinho atuou mais centralizado, tendo Luiz Fernando na vaga de Alisson. O Tricolor começou patrolando o Coritiba na Arena. Com marcação alta e forte ímpeto ofensivo, muito cedo, a equipe gremista de abriu 2 a 0 no marcador. Parecia que teríamos uma goleada na Arena. Mas o time gremista diminuiu o ritmo e cedeu espaços para o Coritiba.
Na etapa final, aos 20 minutos, Renato fez uma troca tripla colocando Maicon, Thaciano e Guilherme Azevedo para dar novo fôlego ao time. Visível o cansaço. Robinho já não acompanhava o ritmo. Lucas Silva jogava pendurado com dois amarelos. E Luiz Fernando cedeu o lugar para Guilherme Azevedo, de mesma característica. A grande preocupação que fica da vitória do Grêmio foi o fato de Vanderlei voltar a falhar no gol do Coritiba. Com erros sucessivos, a inconstância do goleiro gremista na temporada preocupa.
Depois de descontar para o 2 a 1, o Coxa infernizou a vida do Grêmio. Na prática, não teve chances claras de gol. Ficou com posse de bola rondando a área tricolor. Diogo Barbosa mostrou porque deve ser o titular. O lateral-esquerdo fez um cruzamento perfeito para Luiz Fernando abrir o marcador. Pepê esteve vigiado o tempo inteiro. Não conseguiu vitória pessoal sobre os adversários.
Por fim, teve o momento de grande emoção com a despedida de Marcelo Oliveira, que ele voltou aos gramados de depois de 19 meses e foi homenageado pelos companheiros no campo. Agora ele será o coorderador técnico do Grêmio, fazendo o meio-campo com base, grupo de transição e profissional. Pelo início avassalador no jogo, a atuação prometia mais. No fim, valeu pelos três pontos da tabela.