Paixão Tricolor
Cacalo: a noite do "não" para o Grêmio
Time perdeu por 4 a 1 para o Santos na Vila Belmiro
Uma vitória ou uma derrota, na minha ótica, não pode ser atribuída a um erro individual, por mais decisivo que ele possa ter sido. Ganha e perde o trabalho coletivo. Mas, inegavelmente, não há equipe que resista, técnica e psicologicamente, a sofrer um gol, com 11 segundos do início da partida, decorrente de um erro crasso do próprio time.
E, logo em seguida, visivelmente perturbada, a equipe, em uma jogada perigosa a seu favor, erra mais um passe e sofre um rápido contra-ataque, quando a defesa chega atrasada no cruzamento do lado esquerdo. A partir daí, tudo ruiu definitivamente. O Grêmio não acertou passes, não encaixou a marcação e foi facilmente dominado pelo adversário.
Há muito tempo não víamos o Tricolor errar tanto e verdadeiramente não achar o time santista no campo. Isso sem falarmos que o terceiro gol santista também foi decorrente de outra falha generalizada de marcação. Assim, absolutamente abalada, a equipe gremista não conseguiu jogar 10% de seu futebol. No entanto, temos de reconhecer, a par de tudo isso, a excelente atuação do Santos, que independentemente dos erros gremistas, fez por merecer a vitória e a classificação.
Futebol apresenta estas surpresas. Foi uma noite de plena tristeza do coração tricolor e uma mancha que levará tempo para ser apagada. Por fim, quero deixar bem claro que embora arrasados, cabe a nós gremistas de verdade estarmos sempre ao lado do clube, que faz parte de nossas vidas.