Paixão Tricolor
Cacalo: os recordes de Renato no Grêmio
Ex-jogador completou 384 jogos como técnico gremista
Para escrever sobre algum tema além de uma partida de futebol, precisamos encontrar um dia em que não haja jogo, para não desviar do assunto. Aproveitando então a oportunidade, não posso deixar passar em branco mais um recorde quebrado pelo técnico Renato no Grêmio. A relação do clube com o profissional é maior maior do que um simples trabalho. Trago alguns fatos para ilustrar esse relacionamento.
Embora Renato tenha iniciado como jogador um pouco antes e realizado grandes atuações, um fato relevante foi o famoso cruzamento do tipo “balão para a área", na extraordinária vitória sobre o Peñarol, que deu ao Grêmio seu primeiro título de Libertadores. A partir disso, seguiram-se grandes atuações e vitórias importantes.
Depois, Renato chegou a treinador da equipe, com o integral apoio da nação tricolor. Igualou-se em número de partidas sob seu comando e logo em seguida superou os grandes técnicos Oswaldo Rolla, o Foguinho, ícone gremista dos anos 1950 e 1960, e Luiz Felipe Scolari, o Felipão, grande vitorioso dos anos 1990.
Isso, por si só, já seria suficiente para transformar Renato em ídolo eterno. Mas teve a consagração com a estátua e inesquecíveis conquistas na casamata. Nas suas passagens como jogador e técnico, ganhou o mundo, a América, a Copa do Brasil, a Recopa, o Gauchão e outros tantos títulos.
Números extraordinários
São 384 partidas de Renato no comando tricolor, com a excepcional marca de 200 vitórias. Que Deus te conserve sempre com saúde e nos trazendo felicidades e conquistas com o nosso Grêmio.