Hora de poupar
Luciano Périco: mistão do Grêmio pode dar conta do recado no Castelão
Renato Portaluppi vai preservar titulares contra o Ceará
A decisão do Grêmio de preservar alguns titulares importantes contra o Fortaleza só pode ser explicada por questões físicas. Como não se tem acesso a todos os detalhes internos do vestiário, fica complicado fazer uma crítica mais contundente.
Ao contrário de outras temporadas, de forma acertada, Renato Portaluppi abdicou a ideia de colocar em campo equipes completamente reservas, que sempre comprometiam o desempenho gremista no todo da competição.
O goleiro Vanderlei, o zagueiro Kannemann, o meia Jean Pyerre e mais o atacante Diego Souza ficaram em Porto Alegre trabalhando no CT Luiz Carvalho para poderem estar à disposição no duelo da próxima sexta-feira (15) contra o Palmeiras na Arena Palmeiras pelo Brasileirão. A tendência é vermos em campo Paulo Victor, David Braz, Pinares e Diego Churín. É inegável que o grupo que Renato tem à disposição, na atual temporada, ajuda demais no processo de preservação.
A prova definitiva de que o treinador gremista está poupando somente quando é estritamente necessário, será o retorno do lateral-direito Victor Ferraz, recuperado de desconforto muscular. O lateral-direito poderia muito bem ser preservado para a manutenção de Vanderson, que teve boa atuação contra o Bahia.
Mas o titular deve estar em campo. Com o contexto vivido pelo Fortaleza, com vários desfalques de atletas infectados por um surto de covid-19, a partida pode ser menos complicada do que o habitual no Castelão.
O confronto marcará a estreia do técnico Enderson Moreira, que assumiu o lugar de Marcelo Chamusca, demitido após a derrota para o Sport. Com todos os detalhes citados, não é exagero imaginar que o Grêmio possa trazer na bagagem mais três pontos.