Rivalidade
Luciano Périco: resultado de Grêmio e Flamengo não será definitivo na vida do Inter
Tricolor encara o rubro-negro carioca na Arena nesta quinta-feira às 20h
O Grêmio deixou claro que pretende colocar o que tem de melhor contra o Flamengo. O que isso significa? Que o atleta que estiver minimamente desgastado, estará fora de combate. Decisão correta. Claro que existe toda a história de que o time carioca é adversário direto do Inter na luta pelo título e poderia se criar uma ideia de que o Tricolor iria jogar sem vontade.
Sejamos práticos. Ainda faltam seis rodadas. Prioritariamente, o Grêmio tem que pensar no seu interesse. Preparar o time para a decisão da Copa do Brasil contra o Palmeiras. Vale uma grana alta, um título de expressão e lugar direto na fase de grupos da Libertadores.
Portanto, não é pouca coisa. Renato Portaluppi já perdeu o capitão Geromel para a final. Óbvio que sempre haverá risco. Jogadores se lesionam até em treinamentos, Mas vale a pena colocar em campo quem não estiver 100%? Não.
Outra coisa. Se o Grêmio vencer, empatar ou perder para o Flamengo, não vai impactar na caminhada do Inter rumo ao título. O Colorado depende só dele. Pouco importam os resultados paralelos, desde que faça a sua parte.
Por isso, o torcedor gremista não precisa ficar irritado se o time ganhar do Flamengo, porque uma possível conquista colorada não passará por esse duelo. Se fosse a última rodada, como em 2009 quando o Grêmio perdeu para o rubro-negro e o Inter não foi o campeão, até se poderia cogitar algum tipo de prejuízo direto no resultado paralelo.
E vamos combinar que se fosse ao contrário, pela rivalidade histórica, aconteceria o mesmo. Agora na edição 2020, ainda tem muita água para passar de baixo da ponte. São 18 pontos em jogo. Portanto, o duelo na Arena não será definitivo.
Até porque o time carioca pode se atrapalhar em outros jogos. E o time de Renato Portaluppi, cuidando da sua vida, por garantia, precisa ficar próximo da vaga direta na Libertadores via Brasileirão.