Dúvida
Luciano Périco: o dilema de Renato Portaluppi
Treinador precisa escolher um substituto para Geromel até o dia 28
Não poder contar com a qualidade técnica e a liderança de Geromel na hora decisiva é um problema que Renato Portaluppi vai precisar encontrar uma solução. A parceria na zaga do capitão com o argentino Kannemann, com conquistas de títulos nas últimas temporadas, é uma das mais afinadas na história do Grêmio. Há três opções para a substituição do camisa 3 para encarar o Palmeiras na grande decisão da Copa do Brasil.
A primeira opção do treinador do Grêmio vinha sendo Rodrigues. Com velocidade e imposição física, o guri já fez bons jogos com a camisa gremista. Mas acabou perdendo espaço nas últimas partidas por demonstrar uma certa instabilidade. Afoito em alguns lances, o que pode pesar contra Rodrigues é o fato de ser um zagueiro menos experiência em relação aos concorrentes pelo lugar no time.
Com a vantagem de atuar pelo lado direito da zaga, por causa das frequentes lesões, Paulo Miranda nunca conseguiu ter uma sequência como a primeira opção quando Geromel e Kannemann estão ausentes. A falha no segundo gol do Botafogo, quando escorregou na disputa com Matheus Babi, deixou uma impressão ruim.
Por fim, David Braz acabou perdendo espaço. O experiente zagueiro sempre foi o ficha um na hora de substituir a dupla titular. É o que mais atuou na temporada com 41 jogos. Durante muito tempo não recebeu contestações. Depois da atuação ruim contra o Santos pela Libertadores, na Vila Belmiro, perdeu espaço. No primeiro gol marcado pelo Fogão na segunda-feira (8), estava à frente na jogada e foi batido na velocidade por Rafael Navarro.
Faltando três jogos até o início da decisão da Copa do Brasil, a partir do dia 28, Renato ainda terá tempo para testar as três opções. Fazer um vestibular de zagueiros nos jogos contra São Paulo, Athletico-PR e Bragantino. Cada um dos defensores tem pontos positivos e questões que requerem atenção. Nenhum deles compromete. Penso que a melhor escolha seja pelo vigor que Rodrigues pode entregar contra o veloz ataque do Palmeiras. Só que há um detalhe que não pode ser esquecido. Não basta escolher um substituto de Geromel. É importante também cuidar da proteção. O meio-campo do Grêmio precisa marcar mais, justamente para não deixar a zaga tão exposta. Por isso, a presença de um volante mais pegador, como Lucas Silva, pode deixar os defensores mais resguardados.