Grêmio



Mudanças à vista

Luciano Périco: chegou a hora de começar a construir um novo Grêmio

Tricolor necessita passar por uma reformulação na temporada 2021

09/03/2021 - 08h00min

Atualizada em: 09/03/2021 - 08h00min


Luciano Périco
Luciano Périco
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS
Presidente Romildo Bolzan Jr promete mudanças no clube para a sequência do ano

O ciclo vitorioso iniciado em 2016 chegou ao fim no Grêmio. Depois de títulos importantes conquistados e de jogar um futebol que encantou durante algum tempo, chegou o momento de uma reestruturação. A derrota indiscutível para o Palmeiras na final da Copa do Brasil, nos dois jogos, fica como um marco do encerramento de um período de muito mais acertos do que erros. A forma de jogar colocada por Renato Portaluppi se esgotou. Agora é preciso mudar o repertório e começar a agir para iniciar um novo momento.

Mesmo com a manutenção de Renato no comando do vestiário, não acredito que o presidente Romildo Bolzan Jr esteja acomodado. O mandatário gremista deixou claro em suas manifestações que já está trabalhando para renovar o time. Os erros recentes devem ter ficado de lição. O desempenho confirmou que as críticas, surgidas com as mexidas na comissão técnica no início de 2020, estavam corretas. Foram trocas equivocadas. O time padeceu na preparação física durante toda a temporada. Perdeu a força. O Grêmio sempre correu menos do que os adversários.

Algumas contratações gremistas não deram a resposta esperada. Thiago Neves é um exemplo clássico. Há uma questão delicada. O Tricolor precisa encontrar um substituto para Maicon. Trazer um volante que alie poder de marcação e qualidade na saída de bola. O aproveitamento do camisa 8 é uma decisão que requer maturidade dos dois lados. Uma pena, mas ele não pode mais ter toda a responsabilidade nas costas de ser o centro técnico do time. Não falo em abrir mão. A liderança de Maicon é fundamental. Com restrições físicas, o experiente jogador deve ser usado somente em momentos especiais.

Chegou a hora de Matheus Henrique entender porque caiu de rendimento. Assim como Jean Pyerre, que precisa deslanchar. Não pode se abater tanto. É o momento da humildade dos guris. Ambos são talentos da base, que precisam recuperar o futebol que foi sumindo durante a temporada. 

Chegou o momento de Ferreira ganhar mais espaço para provar que pode ser titular absoluto. A sequência de Vanderson também é uma medida que Renato pode ver com carinho. Falta um substituto confiável para Geromel e Kannemann. Ficou provado que lesões e suspensões, impostas pela maratona de jogos, não permitem que a dupla esteja sempre em ação. 

Será necessário ainda buscar um goleiro titular, deixando os guris da base como opções. O Grêmio tem que apostar no histórico da formação de arqueiros feitos em casa. Reformular é o verbo que será conjugado nos gabinetes da Arena. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias