Ganhar e secar
Luciano Périco: bola na rede e calculadora na mão, a complicada vida do Grêmio no Brasileirão
Tricolor terá de buscar três pontos em Chapecó e torcer por tropeços dos inimigos de Z-4
Não basta apenas o Grêmio vencer a Chapecoense. Claro que é uma missão fundamental faturar os três pontos. Os adversários também precisam tropeçar para encurtar a diferença de pontos, com a meta de sair do Z-4 do Brasileirão. O mapa da secação gremista começa em Belo Horizonte, onde o líder Atlético-MG recebe o Juventude. Missão duríssima do Papo. Depois dá uma parada em Goiânia, quando o Atletico-GO encara o Ceará. O Tricolor terá que torcer por derrotas dos visitantes.
Já no domingo (21), vale também para o Grêmio secar o Bahia, que joga contra o Cuiabá em Salvador. Projetando o duelo da Arena Condá, creio que Vagner Mancini deve mexer o mínimo possível na equipe, que bateu os reservas do Bragantino. Acredito que não dá para descartar a manutenção de Diego Souza no ataque.
Um fato que pode pesar é o atraso da chegada de Borja, vindo da seleção colombiana. Jean Pyerre e Elias não foram relacionados para a viagem a Chapecó. A iniciativa na partida terá que ser toda do Grêmio. Buscar imposição desde o primeiro minuto. Rebaixada, a Chape joga pra cumprir tabela e tentar uma segunda vitória no Brasileirão. Ainda não venceu em casa. Apesar de todas as dificuldades, a lógica indica vitória gremista.