Dever de casa
Luciano Périco: Grêmio não pode adiar a primeira vitória na Série B
Time de Roger Machado encara a Chapecoense na Arena em busca dos três pontos


Depois de perder dois pontos no jogo fácil com a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, somente a vitória interessa contra a Chapecoense na Arena na segunda rodada da Série B nesta sexta-feira (15). Aposto que será um jogo encruado. O Grêmio trabalha com a conta de 65 pontos para garantir o caminho de volta para a Série A. Um aproveitamento de 57%. Quanto mais cedo somar a pontuação necessária, melhor. Por isso, terá que fazer um campeonato de regularidade. Em jogos dentro de casa, empate nunca é um bom resultado.
Roger Machado já tem um esboço de time. Outras peças serão agregadas. Edílson já poderia reestrear agora. A opção do treinador gremista é manter Rodrigues. Confesso que não vejo sentido. O lado direito fica capenga nas ações ofensivas. Uma certeza é que o Tricolor terá que propor jogo contra a Chape, que não vai abrir espaços. Por isso, seria interessante fazer um teste para ter um meio-campo mais leve. Como ficaria? Mantém Villasanti e Bitello. Sai um Silva para a entrada de outro. Ou seja, Gabriel dentro e Lucas fora. Porém, não acredito que Roger faça essa alteração para iniciar o jogo.
Diego Souza ainda fica fora do duelo com a Chape. Elias será o homem centralizado. Já Elkeson está sendo preparado para entrar em ação contra o CRB no dia 30. Ou na rodada seguinte no Mineirão na partida com o Cruzeiro. Por fim, Ferreira precisa jogar mais. Ele ficou mais de 40 dias sem atuar. Recuperado de lesão, o camisa 10 ainda não está na ponta dos cascos. Falta ritmo e confiança para a sua jogada individual. É preciso dar rodagem até voltar ao patamar ideal. Talvez demore. Mas vamos combinar que Ferreira tem todas as ferramentas para ser o protagonista para tirar o Grêmio da Série B.