Régua baixa
Luciano Périco: quem são os reais inimigos do Grêmio na Série B?
Depois de 14 rodadas, Tricolor não pode se desconectar da parte de cima da tabela
Quero propor um exercício de reflexão. As críticas que a imprensa e a torcida têm feito ao Grêmio são exageradas ou estão de acordo com o que vem sendo apresentado em campo? Porque fica a impressão de que há uma má vontade nas avaliações.
Vamos aos fatos. Desde a primeira rodada da Série B, vejo que o time de Roger Machado não consegue mostrar um desempenho razoável. Difícil escalar a equipe ideal.
Outra questão: qual foi a partida que o Tricolor apresentou um futebol de melhor qualidade? Penso que foi apenas no confronto com o CRB na Arena. Nas demais vitórias, resultados sempre foram muito melhores que as atuações. Óbvio que ninguém espera show de bola nos duelos da Série B, mas o Grêmio precisa sofrer menos contra adversários bem mais fracos como o CSA.
Ainda há um longo caminho até o término da Segundona. Olhando para a tabela, Cruzeiro, Vasco e Bahia estão há muito tempo entre os primeiros. Difícil que deixem escapar o acesso.
Fica a impressão de que o Grêmio vai se digladiar apenas com o Sport pela quarta vaga. Porque olhando os demais times na tabela temos Tombense, Londrina, CRB, Operário, Brusque, Criciúma, Sampaio Corrêa, Chape, CSA, Ituano, Náutico, Novorizontino, Ponte Preta, Guarani e Vila Nova. É possível acreditar que um deles vai realmente brigar por uma vaga no G-4? Se as coisas continuarem da mesma forma, é possível apostar em algum desses emergentes? Não acredito. O principal inimigo do Grêmio é o próprio Grêmio. Por tudo isso, é obrigação ficar entre os quatro primeiros até o final. Caso contrário, será um fiasco pior do que a queda de 2021.