Paixão Tricolor
Cacalo: uma nova Batalha dos Aflitos no caminho do Grêmio
Acesso passará pelos próximos resultados do Tricolor na Série B


O futebol costuma apresentar situações que se repetem ao longo dos anos. É o que teremos daqui a duas semanas, quando enfrentaremos o Náutico em uma nova Batalha dos Aflitos. Com os resultados da rodada no final de semana que passou, a partida contra o Bahia, no próximo domingo (16), na Arena, não será a da confirmação do acesso do nosso Grêmio, mas terá importância vital para encaminhar a situação no Recife.
Estaremos vivendo outra situação, bem diferente daquela de 2005, por muitas razões. O ânimo da torcida pernambucana, com certeza, será muito menos agressivo e não sentiremos a forte hostilidade que houve àquela época.
As equipes estão em circunstâncias distintas no campeonato, apesar de, curiosamente, a dependência de resultados encaminhar algo parecido: o Grêmio não pode perder para conseguir o que quer, enquanto o Náutico jogará a vida e precisa de vitória na sua luta contra o rebaixamento.
Há 17 anos, também foi assim: o Grêmio só não podia ser derrotado, e o Náutico precisava vencer para classificar-se de volta à Série A. Embora fosse uma partida muito difícil, o Tricolor soube administrar a sua vantage com uma garra impressionante e apenas sete jogadores. Ao final, marcou um belíssimo gol, de autoria do craque Anderson, consumando a grande vitória e fazendo o Tricolor retornar à Primeira Divisão.
Foi um episódio marcante, tanto no futebol brasileiro quanto fora do Brasil. Tenho orgulho de ter participado daquela situação e ajudado o Tricolor, mesmo nos momentos de hostilidade que sofremos, pois éramos em número muito inferior aos pernambucanos. Mas nossos atletas foram muito valentes dentro de campo, principalmente depois da expulsão do nosso lateral-esquerdo Escalona. Peço permissão a todos para eleger alguns destaques. O extraordinário goleiro Galatto, um dos heróis do jogo, com excelente atuação. O zagueiro Pereira, imbatível na área tricolor. O valente volante Sandro Goiano, que tomou conta do meio-campo e foi um gigante na decisão. Por fim, o craque Anderson, com 17 anos, fez o golaço decisivo, tirando o Grêmio da Série B.