Jogo duro
Luciano Périco: depois de superar a turbulência, Grêmio tem um Furacão no radar
Tricolor encara o Athletico-PR no sábado (27) na Arena da Baixada


A vitória no Gre-Nal do domingo (21) alivia a turbulência estabelecida no Grêmio depois dos jogos com Bragantino, Palmeiras e Cruzeiro. Anima o torcedor. Traz confiança interna e externa. Vencer um clássico, sempre muda o astral. Arruma a casa, como dizia Ibsen Pinheiro. Porém, nem todas os problemas que estávamos vendo em campo se resolvem em um passe de mágica. É possível dizer que no clássico 439 o Grêmio teve o melhor desempenho na temporada.
O Tricolor ainda tem questões importantes para acertar na formação do time. O ponto um será recuperar fisicamente alguns atletas, além de manter o ritmo do Gre-Nal. O próximo desafio é encarar o Athletico-PR. Será que Renato Portaluppi pode manter os três zagueiros? Kannemann está suspenso. Bruno Alves, que saiu lesionado contra o Inter, não preocupa. Mas pode ser desfalque. Restariam Bruno Uvini, Gustavo Martins e Natã. Por isso, faltando zagueiros, Renato pode mudar de novo o esquema em Curitiba.
Pensando no gramado sintético da Arena da Baixada, Suárez, Bitello e Carballo podem ser preservados. Decisão correta. O piso duro da casa do Furacão pode acarretar em um desgaste extra para esses atletas já cansados. No geral, acredito na escalação de uma equipe mista.
Vamos combinar que o principal objetivo do Tricolor deve ser o Cruzeiro pela Copa do Brasil na próxima semana. Os mineiros perderam para o Cuiabá em casa nessa segunda-feira (22). Passar para as quartas de final vale muito pela premiação milionária. Um baita pix. Além disso, pela fórmula de mata-mata, é a competição em que mais o torcedor pode sonhar que pode brIgar pelo título. Chegar longe no Brasileirão é uma situação ainda fora de alcance. Só uma sequência de vitórias pode recolocar o Grêmio no caminho da taça.