No Peru
Com time misto, Grêmio empata com o Atlético Grau pela Sul-Americana
Placar sem gols faz com que o Tricolor termine a rodada na segunda colocação do Grupo D, dois pontos atrás do líder Godoy Cruz

Um passo para trás. Depois animação com a vitória sobre o Santos, o Grêmio voltou a preocupar. Em um jogo morno, sem emoções, o Tricolor empatou em 0 a 0 com o Atlético Grau, em partida realizada nesta quarta-feira (7), no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, no Peru.
O resultado da partida em Lima, no Peru, deixa a situação do Grupo D mais difícil. O Godoy Cruz, com 10 pontos, lidera a chave. O time de Mano Menezes chegou aos oito. O confronto direto com os argentinos ocorre na próxima rodada da Copa Sul-Americana, no dia 13 de maio, na Arena.
Mano inovou na escalação para o jogo no Peru. Além de promover a estreia de Alysson Edward como titular, o técnico também apostou em Luan Cândido como ponta pelo lado esquerdo. Cuéllar e Camilo jogaram como volantes, com Cristaldo na meia e Arezo como centroavante. A linha defensiva teve Igor Serrote, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves.
As mudanças não ajudaram a melhorar a produção ofensiva do time. No primeiro tempo, o Grêmio não acertou nenhuma vez o gol do Atlético Grau.
A melhor oportunidade para isso acabou desperdiçada aos 11 minutos. Alysson pressionou a saída de bola do adversário e recuperou a posse. Arezo recebeu a bola na área, mas finalizou muito mal quando o goleiro Álvarez saiu para o pressionar. Apesar de ter muita vantagem na posse de bola, o Tricolor trocava passes sem ameaçar a área dos adversários. E como não era atacado, o Grau foi se soltando. E teve as duas melhores chances da primeira etapa.
A primeira saiu em cruzamento vindo do lado esquerdo da defesa, Bandiera passou na frente de Wagner Leonardo e cabeceou. Volpi só ficou olhando a tentativa de finalização, com 19 minutos de primeiro tempo
A outra chance também teve roteiro semelhante. O lado esquerdo defensivo do Grêmio deu outra demonstração de fragilidade. Aos 36, Sandoval fez o cruzamento em direção ao gol. Bandiera outra vez foi mais rápido que seus marcadores e completou de carrinho. A bola bateu na trave e saiu pela linha de fundo.
Incomodado com a falta de produção do time, Mano gritava orientações da beira do gramado. Só que a equipe seguiu sem apresentar o rendimento esperado até o apito final do primeiro tempo.
Segundo tempo
O Grêmio voltou com uma troca para o segundo tempo. Cristian Olivera entrou no lugar de Luan Cândido.
No primeiro minuto, Igor Serrote cruzou e Arezo completou de cabeça. O centroavante pediu pênalti por toque na mão de um dos zagueiros do Atlético Grau. Dois minutos depois, em cobrança de falta, Jemerson teve a chance. Álvarez fez a defesa no meio do gol.
Aos 15, após cobrança de escanteio, outra boa oportunidade para o Grêmio. Serrote desviou de cabeça na primeira trave e a bola passou um pouco mais alta do que Kike esperava. O uruguaio não alcançou e o Tricolor perdeu a chance. Mano seguiu buscando alternativas. Colocou Monsalve e Ronald. Saíram Cristaldo e Cuéllar. André Henrique também foi a campo, no lugar de Alysson.
Lucas Esteves tentou dois cruzamentos para Arezo aos 34 minutos. Nas duas oportunidades, o centroavante não conseguiu finalizar em direção ao gol. Sem mostrar bom futebol, e nem muita disposição para isso, o Grêmio voltou a decepcionar.
O empate em Lima deixa em risco a situação gremista na Copa Sul-Americana. A esperança é que a equipe tenha optado em preservar forças para o jogo deste sábado (10) contra o Bragantino, pelo Brasileirão, como justificativa para uma atuação tão pouco inspirada.
Confira a entrevista coletiva de Mano Menezes:
Copa Sul-Americana — 4ª rodada — 7/5/2025
Atlético Grau (0)
Álvarez; Renato Rojas (Jherson Reyes, 35'/2ºT), Rodrigo Tapia, Daniel Franco e Bolivar; Diego Soto, Rafael Guarderas, Rostaing e Rodrigo Vilca; Tomas Sandoval (Olivares, 24'/2ºT) e Neri Bandiera (Vásquez, 32'/2ºT). Técnico: Ángel Comizzo
Grêmio (0)
Tiago Volpi; Igor Serrote, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Camilo, Cuéllar (Ronald, 16'/2ºT), Alysson (André Henrique, 28'/2ºT), Cristaldo (Monsalve, 16'/2ºT) e Luan Cândido (Cristian Olivera, INT); Arezo. Técnico: Mano Menezes
CARTÕES AMARELOS: Rojas e Vásquez (A); Jemerson (G)
ARBITRAGEM: José Burgos, auxiliado por Nicolas Taran e Carlos Barreiro; VAR: Andrés Cunha (quarteto boliviano)
LOCAL: Estádio Alejandro Villanueva, em Lima
Próximo jogo
Sábado, 10/5 — 18h30min
Grêmio x Bragantino
Arena — Brasileirão (8ª rodada)
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.