Grêmio



Em Maceió

Grêmio leva virada do CSA com gol no final e se complica na Copa do Brasil

Jogo de volta ocorre no dia 20 de maio, em Porto Alegre. Tricolor precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar às oitavas. Vitória por um gol levará a disputa para os pênaltis; empate dará a classificação ao time de Alagoas

01/05/2025 - 00h46min

Atualizada em: 01/05/2025 - 01h08min


Marco Souza
Marco Souza
Enviar E-mail

Em três minutos, o Grêmio colocou sua classificação às oitavas de final da Copa do Brasil em risco. No jogo de ida pela terceira fase da competição, o Tricolor levou uma virada para CSA. Os donos da casa fizeram 3 a 2. A partida no Estádio Rei Pelé, em Alagoas, teve mais uma noite de oscilação de rendimento da equipe gaúcha.

A dificuldade em se defender permitiu o gol de Tiago Marques. Mas o talento dos jogadores do meio para a frente garantiu a virada. Braithwaite empatou ainda no primeiro tempo. E um golaço de Dodi garantiu a vantagem gremista no confronto. Mas os erros defensivos reapareceram nos minutos finais. Marcelinho empatou novamente. E nos acréscimos, em cobrança de falta, Brayann acertou um chute indefensável para Volpi.

O jogo de volta será em 20 de maio, na Arena. Em caso de empate, os alagoanos classificam. Será preciso uma vitória gremista por um gol para levar aos pênaltis. Uma vitória por dois gols é classificação direta.

Mano Menezes apostou em quatro mudanças para o jogo em Maceió. João Pedro, Kannemann, Cuéllar e Monsalve foram as novidades para a partida pela Copa do Brasil. Igor Serrote, Wagner Leonardo, Villasanti e Cristaldo saíram da equipe. Edenilson seguiu como meia central, com Cristian Olivera de volta ao lado direito do ataque. 

O Grêmio repetiu seu desempenho dos últimos jogos na parte inicial do primeiro tempo. Levou quase oito minutos para conseguir trocar passes no campo de ataque. Enquanto isso os donos da casa pressionaram. O primeiro susto aconteceu quando Volpi se atrapalhou para defender chute de Brayann.

Ao natural, o CSA seguiu criando e construiu o seu gol. A equipe alagoana manipulou a marcação gremista em lance contra o lado direito defensivo da equipe de Mano Menezes. Guilherme Cachoeira ganhou uma disputa na intermediária e acionou Enzo. O cruzamento do lateral-esquerdo encontrou Tiago Marques, que finalizou sem chances para Tiago Volpi, aos 13 minutos.

A resposta do Grêmio saiu em lance com a marca do talento de Monsalve. O meia recebeu no meio-campo e conduziu a bola até a área. O passe do colombiano encontrou Braithwaite. O centroavante driblou o primeiro marcador e soltou um chute no canto do goleiro Gabriel Félix. Empate no placar aos 22 minutos de jogo.

Em outra combinação pelo seu lado esquerdo ofensivo, o Grêmio quase virou. Monsalve acionou Edenilson. O chute do meia foi defendido por Félix. A diferença técnica entre os times começou a desequilibrar o jogo a favor do Tricolor. Quando conseguia envolver Monsalve e Cristian Olivera, a equipe de Mano encontrou espaços e oportunidades de marcar.

Na última chance de primeira etapa, Kike quase conseguiu fazer a virada. Aos 43, após lance originado em reposição de Tiago Volpi, Cristian Olivera recebeu no lado direito de ataque e finalizou rasteiro. A bola saiu ao lado da trave.

Segundo tempo

Como aconteceu no primeiro tempo, o CSA voltou melhor para a segunda etapa. Os alagoanos aproveitavam os espaços dados pela marcação gremista. Mesmo sem construir oportunidades de finalizar, os donos da casa tinham vantagem.

Irritado com a falta de resposta da sua equipe, Mano fez duas trocas aos 12 minutos. Sacou Monsalve e João Pedro. Alysson e Igor Serrote entraram. 

A primeira participação do jovem atacante quase terminou em golaço. Aos 15, Alysson recebeu no lado direito e arriscou o chute. Gabriel Félix fez uma defesa com a ponta dos dedos para evitar o gol gremista. Mano Menezes fez outras duas trocas para renovar o fôlego no meio-campo. Edenilson e Cuéllar saíram. Cristaldo e Camilo entraram.

Outra boa oportunidade foi construída pelo Grêmio. Cristian Olivera disparou pelo lado esquerdo e cruzou. Braithwaite tentou a finalização de primeira, quase da marca do pênalti, mas acertou um defensor do CSA. 

Guilherme Cachoeira, do CSA, teve vantagem em novo lance, mas a marcação de Igor Serrote evitou que o atacante da equipe alagoana finalizasse. 

Quando parecia que o empate iria se encaminhar como o placar da noite, Dodi apareceu. O volante pegou um rebote da entrada da área do CSA e acertou um chute no ângulo. Golaço gremista aos 34 minutos. Mano Menezes pretendia fechar o time. Ronald esperava para entrar no jogo quando viu os alagoanos empatarem. A defesa gremista falhou novamente e Marcelinho empatou aos 41 minutos. O cenário ficou ainda pior nos acréscimos. Aos 46, Brayann acertou cobrança de falta e fez a virada para o time da casa. 

Antes de voltar suas atenções para a Copa do Brasil, o Grêmio terá o Santos pela frente. O jogo deste domingo será o primeiro de Mano Menezes no comando do Tricolor na Arena. Ainda em busca de uma vitória, após três empates, o técnico aposta no fator local para conseguir quebrar a sequência sem bons resultados.

Confira a entrevista na íntegra de Mano Menezes:

Copa do Brasil — terceira fase (jogo de ida) — 30/4/2025

CSA (3)

Gabriel Félix; Felipe Albuquerque, Betão, Islan e Enzo; Camacho, Gustavo Nicola (Kevyn, 18'/2ºT) e Silas (Baianinho, 30'/2ºT); Brayann, Tiago Marques (Igor Bahia, 18'/2ºT) e Guilherme Cachoeira (Marcelinho, 38'/2ºT). Técnico: Higo Magalhães

Grêmio (2)

Volpi; João Pedro (Igor Serrote, 12'/2ºT), Jemerson, Kannemann, Marlon; Dodi (Ronald, 42'/2ºT), Cuéllar (Camilo, 18'/2ºT), Edenilson (Cristaldo, 18'/2ºT) e Monsalve (Alysson, 12'/2ºT); Cristian Olivera e Braithwaite. Técnico: Mano Menezes

GOLS: Tiago Marques (C), aos 13min, Braithwaite (G) aos 22min do 1º tempo; Dodi (G), aos 34min, Marcelinho (C), aos 41min, e Brayann (C) aos 46 min do 2º tempo

CARTÕES AMARELOS: Islan, Silas, Camacho (C); Jemerson, Kannemann (G)

ARBITRAGEM: Paulo César Zanovelli da Silva (MG), auxiliado por Ricardo Junio de Souza e Leonardo Henrique Pereira. VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho.

LOCAL: Estádio Rei Pelé, em Maceió

Próximo jogo

Domingo, 4/5 — 16h

Grêmio x Santos

Arena — Brasileirão (7ª rodada)

Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias