Na Arena
Grêmio vence o Bahia e deixa o Z-4 do Brasileirão, em jogo marcado por protestos da torcida
Braithwaite, de pênalti, marcou o único gol da partida

Depois de cinco jogos, o Grêmio voltou a vencer. Aos trancos e barrancos, o Tricolor conseguiu uma vitória sofrida contra o Bahia por 1 a 0, em uma manhã de domingo que também ficou marcada por protestos da torcida.
De pênalti, Braithwaite marcou o único gol da partida, na Arena. O resultado tirou a equipe de Mano Menezes da zona de rebaixamento do Brasileirão.
Veja os melhores momentos da partida:
Com 12 pontos após 10 rodadas, o clube terminou o final de semana mais aliviado antes de decidir seu futuro na Copa Sul-Americana contra o Sportivo Luqueño na próxima quinta-feira.
O jogo
Além dos protestos, a primeira manifestação mais forte da Arena aconteceu no primeiro minuto de jogo. Kike cruzou, Cristaldo dominou e ajeitou para Dodi finalzar.
O Grêmio ganhou o escanteio, e o torcedor comemorou com aplausos. O problema é que a torcida da casa não teve muitos motivos para comemorar o que aconteceu nos 44 minutos seguintes de tempo regulamentar do primeiro tempo.
O Bahia colocou o Grêmio na roda. O time de Rogério Ceni passou a manhã encontrando espaços entre a linha de zagueiros e o meio-campo da equipe de Mano Menezes.
Villasanti e Dodi corriam desesperados tentando preencher o vazio daquela zona do campo.
Em cobrança de escanteio, aos sete minutos, David Duarte ganhou dos seus marcadores e cabeceou para fora.
Uma falha de marcação da defesa gremista foi desperdiçada pelo Bahia aos 14. Lucho Rodríguez recebeu completamente livre na entrada da área. O centroavante da equipe baiana, frente a frente com Volpi, chutou para fora.
De novo, aos 18, o Bahia ficou cara a cara com o goleiro do Grêmio. Lucho desperdiçou a chance novamente.
Após sofrer falta na tentativa de puxar um contra-ataque, João Pedro sofreu lesão no tornozelo esquerdo e deu lugar a Ronald.
Na tentativa de atacar o adversário, o Grêmio conseguia algumas oportunidades em chutões ou roubadas de bola perto da área dos baianos.
Outro susto para os donos da casa aos 28 minutos. Volpi soltou nos pés de David Duarte a cobrança de falta de Luciano Juba.
Em um dos poucos momentos de lucidez, o Grêmio criou sua melhor oportunidade do primeiro tempo.
Villa encontrou Kike nas costas de Luciano Juba. Braithwaite completou por cima do gol o cruzamento do companheiro.
O primeiro tempo terminou com 62% da posse de bola do Bahia na Arena.
Segundo tempo
Em busca de melhor rendimento no ataque, Mano fez outra mudança na volta do intervalo. Colocou Pavon no lugar de Amuzu.
Mesmo com o Bahia melhor, o Grêmio teve uma grande oportunidade. Após boa jogada de Cristaldo, que passou por dois marcadores, Braithwaite recebeu na área e caiu depois de disputa com o goleiro Marcos Felipe.
O lance gerou muita reclamação dos jogadores baianos. Após dois minutos de discussão no campo, o árbitro Bruno Arleu revisou a jogada pelo VAR e confirmou a penalidade.
O dinamarques cobrou com categoria e converteu, aos 15 minutos de segundo tempo.
Aos 21, após cobrança de falta, Volpi fez grande defesa em finalização de Lucho. Erick Pulga perdeu outra oportunidade para os visitantes.
Mano resolveu mexer na equipe. Sacou Cristaldo e colocou Gustavo Martins, que foi jogar de lateral. Ronald passou para o meio-campo.
Mesmo com o Grêmio todo posicionado na defesa, o Bahia seguia perigoso. Cruzamentos, tabelas e cobranças de escanteios ameaçaram o gol de Volpi até o último minuto de jogo.
Sem força e organização para contra-atacar, o Tricolor soube sofrer a pressão do adversário e confirmar uma vitória.
Um resultado que pode, enfim, trazer um pouco mais de tranquilidade para a equipe se reorganizar para sonhar com voos maiores no restantes de 2025.
Confira a entrevista coletiva de Mano Menezes
Brasileirão — 10ª rodada — 25/5/2025
Grêmio (1)
Tiago Volpi; João Pedro (Ronald, 22'/1ºT), Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi, Villasanti, Cristaldo (Gustavo Martins, 28'/2ºT) ; Cristian Olivera (Aravena, 33'/2ºT), Amuzu (Pavon, INT.) e Braithwaite (Arezo, 33'/2ºT)
Técnico: Mano Menezes
Bahia (0)
Marcos Felipe; Gilberto (Santiago Arias, 39'/2ºT), David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Everton Ribeiro (Kayky, 22'/2ºT) e Cauly (Iago, 39'/2ºT); Michel Araújo (Rodrigo Nestor, 22'/2ºT), Erick Pulga e Lucho Rodríguez (Willian José, 22'/2ºT)
Técnico: Rogério Ceni
Gol: Braithwaite, aos 15min do 2º tempo
Cartões amarelos: Cristaldo, Amuzu, Pavon e Aravena (G); David Duarte. Ramos Mingo, Everton Ribeiro e Caio Alexandre (B)
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (trio carioca). VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Público: 14.050 (13.859 pagantes)
Renda: R$ 883.424,00
Local: Arena do Grêmio
Próximo jogo
Quinta-feira, 29/5 — 19h
Grêmio x Sportivo Luqueño
Arena do Grêmio — Sul-Americana
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.