Frustrante
Queki: o início de ano do Grêmio é bem preocupante
Trabalho de Luís Castro até o momento é aquém do esperado e Tricolor tem retrospecto negativo contra times da "elite"


Antes de qualquer coisa, preciso dizer que é extremamente frustrante escrever sobre este início de ano do Grêmio. A reversão de expectativa, pelo menos em mim, é enorme.
Quando começamos 2026 imaginávamos um começo de ano bem diferente do que estamos vivendo. A contratação de Luís Castro foi comemorada pela grande maioria dos gremistas e marcou o início desta nova gestão do Grêmio, bastante elogiada nos primeiros meses de trabalho. Primeiro pela contratação do treinador, depois pela estrutura do futebol, com Pelaipe e Felipão, seguido da contratação de Tetê, Weverton e etc.
Mas dentro do campo as coisas não estão acontecendo. A real impressão que eu tenho é de um treinador perdido, que muda o time a cada jogo e abandona suas convicções em pouco tempo. Um atleta que é titular no jogo de hoje, pode não ser nem relacionado no confronto de amanhã.
Foi assim com Tiaguinho, Edenílson e Cristaldo. Esses dois últimos todo mundo sabia que não tinham espaço no time titular, menos o treinador. Agora, o arquivamento de Tiaguinho, para mim, é um grande mistério.
Incompetência inadmissível
Ao mesmo tempo, a situação do visto de trabalho do Amuzu foi de uma barbaridade sem tamanho. É inadmissível perder um titular em uma semifinal de Gauchão por tamanha incompetência.
Pavon precisou começar o jogo contra o Juventude de ponta e terminou como lateral-direito, porque João Pedro fez uma das suas piores partidas com a camisa do Grêmio. Se Amuzu estivesse disponível, provavelmente Pavon só entraria no segundo tempo e em sua posição. Foi improvisado na lateral-direita sendo que Marcos Rocha estava no banco de reservas.
Em resumo, o Grêmio em campo é uma grande salada de frutas. São apenas 11 jogos em 2026, é verdade, e eu sei que é pouco tempo para tirar uma conclusão. Mas o trabalho até agora é aquém do esperado e o contexto é assustador.
De todos os jogos da "elite", afinal, só vencemos o Botafogo, na melhor partida da temporada até o momento. Fora isso, perdemos para Inter, Fluminense, São Paulo e não vencemos o Juventude nos dois enfrentamentos.
É triste dizer isso, mas o futebol que Grêmio vem desempenhando a cada jogo não passa nenhuma confiança ao torcedor de que o clube estará na final do Campeonato Gaúcho.
Quer mais notícias e vídeos da dupla Gre-Nal, de futebol pelo mundo e de outras modalidades? Siga @EsportesGZH no Instagram e no TikTok📲