Confronto
Kenny Braga: Um grande teste
Não acontece com frequência um jogo confrontando Inter e Vasco. E não existem muitos clubes no Brasil que tenham um passado tão bonito no enfrentamento do preconceito racial no futebol. Vasco e Inter, pela ordem, lideraram, na década de 20 do
século passado, corajosa reação contra o veto aos jogadores negros no futebol dos grandes clubes.
O assunto é fascinante, mas não posso esquecer o ingrediente principal da coluna deste sábado: o grande jogo marcado para hoje, no Beira-Rio. A partida reunirá times
orientados por ex-grandes jogadores, Cristóvão, no Vasco, e Fernandão, no Inter. É o primeiro grande teste do time do Inter sob o comando do seu ex-centroavante.
● Diego Forlán
O Vasco tem uma campanha mais convincente do que o Inter. Está em segundo lugar na tabela e vem de quatro jogos com vitórias, inclusive a de quarta-feira, sobre o Botafogo, por 1 a 0, gol de Alecsandro.
Mas o Inter também comemora duas vitórias seguidas sob o comando de Fernandão e conta as horas para entrar no G4, lugar de onde nunca deveria ter saído. O jogo não tem favorito, apesar de o Inter jogar em casa. Mas o Vasco entrará fragilizado pelas ausências de Juninho Pernambucano, destaque contra o Botafogo, e Nilton, suspensos.
Espero confiante a terceira vitória seguida do Inter na estreia de Diego Forlán. Muito cuidado, porém, com os cabeceios de Alecsandro.