2013
Achar o técnico virou uma loteria para o Inter
Luigi admite que opções no mercado são escassas. Nomes como Geninho e Autuori são especulados à medida em que Dunga parece perder força

A direção do Inter ainda não acertou o alvo para assumir o comando técnico do Inter. Um dia após a demissão de Fernandão, o presidente Giovanni Luigi garantiu ainda não ter definido quem ele quer ocupando a casamata do Beira-Rio. Embora o vice de futebol, Luciano Davi, tenha se reunido com Emídio Perondi, assessor da presidência e amigo pessoal de Dunga na terça-feira, Luigi garante que ainda não houve nenhum contato oficial com o ex-técnico da Seleção e que será ele quem falará pessoalmente quando escolher o seu alvo:
- Se for procurá-lo (referindo-se a Dunga), serei eu mesmo.
Perfil está traçado
Além de Dunga, nome forte entre dirigentes colorados e do agrado da torcida, Geninho e Marcelo Oliveira também estão nas pautas de reuniões da cúpula vermelha. O primeiro virá ao Beira-Rio domingo, com a Portuguesa, para encarar o Inter. Já Oliveira estaria acertado com o Cruzeiro e assumiria no dia seguinte ao final do Brasileirão.
Luigi admitiu que as opções de mercado são escassas. Abel Braga e Cuca acertaram as permanências no Fluminense e no Atlético-MG. Tite renovou com o Corinthians. Ao menos há duas certezas: técnico estrangeiro está descartado, assim como uma aposta em algum emergente.
- O técnico precisa ter embasamento tático, comando, liderança e experiência. Começamos a procura agora. Não é tarde, mas logicamente existe dificuldade imensa de nomes - afirmou o presidente.
Autuori em pauta
Paulo Autuori, que atualmente comanda a seleção do Catar, que disputa as Eliminatórias da Copa, tem a simpatia da direção. Ao ser questionado sobre a facilidade de acertar-se com um treinador que mora na cidade, no caso Dunga, Luigi deixou pista de que o novo comandante do vestiário pode vir de bem longe.
- Hoje é fácil contatar um profissional que está do outro lado do mundo.
Dunga visita o Estádio Olímpico
Garantindo não ter sido procurado pelo Inter, Dunga não se furtou a conceder entrevistas ontem e deixou claro seu desejo de assumir um clube em 2013.
Ontem à tarde, o técnico visitou o estádio Olímpico com japoneses do Jubilo Iwata, clube pelo qual jogou na Ásia antes de vir para o Inter, em 1998.
- Se os caras (Inter) não tomam a iniciativa, fica complicado. Parece que me ofereço. Minha vida segue, tenho de tocar meus projetos - afirmou Dunga.
Mercado de professores
Dunga - O ex-treinador da Seleção Brasileira está sem trabalhar desde 2010 e disposto a assumir o Inter.
Paulo Autuori - Treina atualmente a seleção do Catar, que disputa as Eliminatórias para a Copa 2014.
Luiz Felipe Scolari - Desempregado desde que deixou o Palmeiras, há boatos de que voltará a comandar uma seleção europeia.
Celso Roth - Está no mercado. Ficará no Cruzeiro somente até o final do Brasileirão.
Renê Simões - Está sem clube desde que deixou o comando do Grêmio Barueri, em 2011. Neste ano trabalhou como diretor-técnico das categorias de base do São Paulo.
Geninho - É treinador da Portuguesa, adversário do Inter neste domingo, no Beira-Rio.
Marcelo Oliveira - Está apalavrado com a direção do Cruzeiro desde que deixou o Vasco.
Nelsinho Batista - Treina o Kashiwa Reysol, que está na liderança do Campeonato Japonês.
Levir Culpi - Também está no futebol japonês, onde comanda o Cerezo Osaka.
Loss mudará pouco o time
Osmar Loss comandou ontem o primeiro treino do grupo principal. O interino separou o grupo em três equipes e não deu pistas ainda da formação para receber a Portuguesa, domingo, às 17h.
As novidades no treino foram o zagueiro Alan e o lateral-esquerdo Massari, do time sub-23. Com Fabrício suspenso e Kleber lesionado, Massari pode ser titular na lateral no final de semana. A outra alternativa, admitida por Loss, seria improvisar o zagueiro Romário na função.
- É cedo para definir o time. É difícil, nesse momento, fazer mudanças drásticas - admitiu.
Sobre a demissão de Fernandão, Loss afirmou duvidar que o motivo tenha sido possível boicote dos jogadores:
- Convivo há 17 anos no futebol e nunca vi grupo derrubar treinador.
Dia do Inter
Kleber - Giovanni Luigi confirmou interesse em seguir com o lateral-esquerdo de 32 anos. Na terça-feira, se reuniu com o empresário Gilmar Veloz para negociar vínculo por um ano. A permanência de Nei segue incerta.
Pré-temporada - O Inter deve confirmar Gramado como local de preparação para 2013. Consulados e empresários da região devem bancar a estada na Serra.
Fernandão - O técnico se vinculou ao empresário Gilmar Veloz, o mesmo de Vanderlei Luxemburgo. Fernandão planeja trabalhar em um grande clube em 2013.
Eleições - O presidente da FGF, Francisco Noveletto, está fora da nominata de conselheiros da Chapa 1, de situação. Conselheiro há 12 anos, Noveletto revela mágoa por ser esquecido. A eleição no dia 15 renovará 150 cadeiras.