Paixão Colorada
Kenny Braga: Para brilhar ou afundar

Nos inúmeros Gre-Nais a que assisti, tanto no Beira-Rio quanto no Olímpico, vi jogadores se consagrando ou afundando, com acertos e erros capazes de enriquecer biografias ou comprometê-las irremediavelmente. Há exemplos para todos os gostos, mas lembro, neste momento, um clássico específico: o Gre-Nal disputado no Olímpico, dia 24 de agosto de 1997, válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Naquele clássico, que terminou com a vitória do Inter por 5 a 2, o atacante Fabiano entrou em definitivo para a história do futebol gaúcho e do clássico. Ele fez dois gols no coirmão e iniciou grande jogada que resultou no gol marcado por Sandoval. Os outros dois gols colorados foram marcados por Christian e Marcelo.
Façanha
Mesmo jogando mais em outras partidas, foi esse Gre-Nal que fixou o nome de Fabiano na memória dos torcedores alvirrubros. Ainda hoje, a façanha no clássico alimenta conversas de Fabiano com fãs colorados.
Teria sido muito diferente se o Inter perdesse aquele Gre-Nal e Fabiano não tivesse balançado as redes do Estádio Olímpico. O camisa 7 teria saído do futebol sem a alegria daquele momento consagrador.
É com esse pensamento na diferença do Gre-Nal em relação às outras partidas que jogadores do Inter devem se dirigir para o Olímpico no domingo. Quem, no time do Inter, será capaz de repetir a façanha do Fabiano?