Paixão Colorada
Kenny Braga: Mudando de casa

Ontem, quando se cogitou a possibilidade de que o lateral-direito Gabriel vestisse a camisa do Internacional, lembrei de outras transferências semelhantes ocorridas no passado. Jogadores que saíram do Grêmio e foram para o Colorado ou que trocaram o Beira-Rio pelo Olímpico.
E, pelo menos nas minhas contas, são poucos os casos em que os torcedores tiveram motivos para saudar as transferências com entusiasmo. Nem sempre o jogador visado mantém o mesmo desempenho quando troca de camisa, num ambiente marcado por rivalidade histórica. Mas lembro de uma transferência que deixou os ex-dirigentes do jogador que mudou de lado desolados.
Geraldão
Foi o caso do centroavante Geraldo da Silva, o Geraldão, um típico camisa 9 que antes de jogar no Grêmio foi artilheiro do Botafogo-SP e do Corinthians. No Timão, ajudou o clube, em 1977, a recuperar o título de campeão paulista após 23 anos de espera.
Depois de passar rapidamente pelo Tricolor, Geraldão foi a sensação colorada no início dos anos 80. Ajudou o Inter a conquistar os títulos do Gauchão em 1982 e 1983, com a vantagem de ter sido artilheiro no seu primeiro ano de Inter, com 20 gols marcados.
E foi nesse ano, em dois Gre-Nais decisivos, que marcou cinco gols. Um caso extraordinário de mudança de casa muito bem sucedida.