Chance de líder
Inter desafia São Paulo para chegar ao topo do Brasileirão
Dunga estuda colocar Leandro Damião desde o início hoje, a partir das 21h. Vitória coloca o Inter como líder isolado da competição

O Inter precisa driblar o seu retrospecto para experimentar algo que não vê desde 5 de julho de 2009. Desde 2003, quando o Brasileirão passou a ter pontos corridos, apenas em 2009, e por cinco rodadas, liderou o campeonato. Hoje, contra um São Paulo em crise, que não ganha há dez jogos - perdeu sete e empatou três -, é possível que a torcida comemore o lugar mais alto da tabela.
A festa pode ser no melhor estilo, com o centroavante em campo. Dunga estuda escalar Leandro Damião desde o início como titular. A partida desta quarta vale pela 12ª, foi antecipada porque o São Paulo viajará ao Japão para disputar a Suruga Cup.
O Inter deixou Porto Alegre ontem à noite. Com frio, é verdade, mas cheio de confiança e alerta para os perigos do Morumbi.
- Sempre é São Paulo. É uma equipe com estrutura e qualidade, que quer se recuperar o mais rápido possível. Temos que estar preparados - avisou Dunga.
Índio segue fora, em recuperação
Antes de pensar em como será o time do meio para frente com a chegada de Alex e Scocco, Dunga tem outro quebra-cabeça a resolver, na defesa. Índio, poupado contra o Flamengo por dores musculares, segue de fora esta noite.
Na segunda-feira, o zagueiro havia treinado sem maiores problemas. Porém, ontem, o técnico confirmou que o zagueiro de 38 anos passará ainda por trabalho especial. Ronaldo Alves permanece na vaga.
Ednei deu boa resposta e segue
Outro desfalque é o lateral-direito Gabriel, que se lesionou ainda no primeiro tempo contra o Flamengo. Ednei entrou, deu boa resposta e segue no time. Foi dele o cruzamento para o gol de Juan.
A escalada à primeira posição no Brasileirão, no entanto, passa pelo camisa 9. A questão é que ele volta de lesão muscular.
Estava havia 76 dias sem jogar até entrar no segundo tempo de domingo. Mas Dunga entende que a presença de Damião encorpa o time e assusta os adversários. E isso também pode valer a liderança.
Cinco ou sete vezes?
O Inter só foi líder do Brasileirão na edição de 2009. Ocupou o topo entre a segunda e a quinta rodada. Voltou na nona. Com jogos disputados atrasados, para as estatísticas, também foi primeiro na 19ª e na 20ª.
2ª rodada - 17/5 - Inter 2x0 Palmeiras
- Com time misto, por estar envolvido na Copa do Brasil, Inter venceu com gols de Danny Morais e D'Alessandro, que entrou no segundo tempo e fez de pênalti, aos 48 do segundo tempo.
3ª rodada - 23/5 - Goiás 0x1 Inter
- Com time misto que tinha Giuliano e Alecsandro no ataque, Tite colocou o ascendente Taison no segundo tempo. Foi dele o gol da vitória.
4ª rodada - 31/5 - Inter 2x1 Avaí
- A 72 horas de fazer a semifinal da Copa do Brasil contra o Coritiba, Tite usou reservas. Talles Cunha e Alecsandro fizeram os gols.
5ª rodada - 7/6 - Cruzeiro 1x1 Inter
- O goleiro Lauro e Kleber Gladiador foram expulsos. Magrão colocou o Inter na frente, mas Wellington Paulista empatou. Vitória deixaria o Inter a quatro pontos do Galo, o vice-líder.
9ª rodada - 5/7 - Náutico 0x2 Inter
- D'Ale perdeu um pênalti nos Aflitos. Mas Nilmar fez dois gols e recolocou o Inter na liderança.
E na 19ª e na 20ª?
- Naquele ano, o Inter precisou viajar para a Copa Suruga. Por isso, adiou jogos contra o Santos, pela 16ª rodada, e Atlético-MG, pela 17ª. Disputou-os depois do fechamento do turno. Empatou com os paulistas e venceu os mineiros. Para estatísticas, foi líder na 19ª e na 20ª, o que o tornou campeão simbólico do primeiro turno.
Churrasco teve carne e socos
A crise paira no Morumbi há dez jogos. O técnico Paulo Autuori, no treino de ontem, repetiu o time que perdeu por 3 a 0 para o Cruzeiro, no sábado. Há uma dúvida. O lateral-esquerdo argentino Clemente Rodríguez, com dores na coxa esquerda, será reavaliado. Caso seja vetado, Reinaldo, trazido do Sport, entra na vaga.
O pentacampeão Lúcio, lapidado e lançado pelo Inter, deixou em segundo plano o carinho pelo clube:
- Nesse momento, a última coisa que penso é nisso (enfrentar ex-clube). Quero ajudar o nosso time a sair dessa situação. Claro que existe respeito pelo Inter, mas o maior respeito é me empenhar em campo e me doar 100% em busca da vitória - afirmou ao site oficial do São Paulo.
Política divide e tensiona o clube
O São Paulo busca a vitória também para esfriar seus bastidores. Domingo, um churrasco organizado pela direção em sua sede acabou em briga.
A festa teve integrantes da Independente, a maior organizada do clube, e apoiadores do presidente Juvenal Juvêncio.
A confusão se iniciou quando partidários do conselheiro Marco Aurélio Cunha, pré-candidato da oposição, passaram a cobrar Juvenal.
10 jogos sem vencer
2/6 - Fora
Atlético-MG
0 X 0
5/6 - Casa
Goiás
0 X 1
12/6 - Fora
Grêmio
1 X 1
29/6 - Fora
Flamengo
1 X 0
3/7 - Casa
Corinthians
1 X 2
7/7 - Casa
Santos
0 X 2
10/7 - Casa
Bahia
1 X 2
14/7 - Fora
Vitória
3 X 2
17/7 - Fora
Corinthians
2 X 0
21/7 - Casa
Cruzeiro
0 X 3