Paixão Colorada
Kenny Braga: Para fechar a semana
Leia a coluna do Diário Gaúcho na íntegra

Nem mesmo em um acesso de soberba futebolística, que está na contramão do meu comportamento, afirmaria que o Inter nocauteará o Fluminense amanhã, a partir das 18h30min, em Macaé. Mas como o mês de julho é favorável ao Colorado, a hipótese de vitória não é uma simples cogitação otimista.
Apesar dos problemas que Dunga enfrenta para escalar o time, o Inter dá conta do recado. Não é impossível, portanto, que conquiste nove pontos em três jogos nesta semana. Se isso acontecer, será uma das semanas mais felizes na vida dos colorados nos últimos meses. Vasco, América-MG e Flu levados pela onda vermelha. Só me preocupo com a saúde dos secadores.
Dívidas
Mas, vez por outra, as dívidas dos grandes clubes brasileiros são exibidas cruamente para o conhecimento dos torcedores. Nem sempre, porém, com a frequência e a exatidão desejáveis. É possível que a dívida total dos nossos grandes clubes seja maior do que é divulgada.
Uma pergunta se impõe: até quando os clubes gastarão mais do que podem? Agora mesmo, se divulga que a dívida do grande São Paulo com bancos é a segunda maior do futebol brasileiro. De 2011 para 2012, ela cresceu 52%.
Dos R$ 115 milhões recebidos pela venda do Lucas ao PSG, o São Paulo já usou 60% para amortizar empréstimos bancários. É o chamado saco sem fundo. Assim, até o Bahia canta de galo em cima do São Paulo.