Quebra-cabeça
O encaixe de peças no novo Inter de Dunga
Cabe ao técnico determinar quem vai para o jogo e quem volta para a caixa. O Diário Gaúcho consultou especialistas e dá uma forcinha ao chefe do vestiário
Com os desembarques de Alex, liberado e com o nome no Bid da CBF, e do argentino Ignacio Scocco em Porto Alegre ainda nesta semana, Dunga terá de montar um sortido quebra-cabeças. Peças de peso, agora, sobram no Inter.
- Caio - De volta ao time após cirurgia no pé esquerdo. É chamado de 12º jogador, já que sempre dá boas respostas quando entra no decorrer dos jogos. Tem três gols e quatro assistências em 15 jogos.
- Leandro Damião - Ao que tudo indica, o camisa 9 está de saída. Mas, enquanto não vai, pode ser peça-chave no time. Atacante de referência, está recuperado da lesão que o tirou da Copa das Confederações.
- Forlán - É o goleador da temporada, com 16 gols, cinco deles no Brasileirão. Deve desfalcar o time em sete rodadas, em setembro e outubro, se for convocado pela seleção uruguaia para as últimas partidas das Eliminatórias da Copa de 2014.
- Jorge Henrique - Atuou ao lado de Forlán em cinco jogos. Para Dunga, a grande virada do seu time contra o América-MG, no Centenário, aconteceu após a entrada do atacante. É opção também no meio.
- Rafael Moura - Em 15 jogos na temporada, fez três gols. Mas não vem aproveitando as oportunidades. Se Damião ficar, ele perde totalmente o espaço.
- Scocco - Vinha sendo o principal destaque do Newell's em 2013. Com 29 gols na temporada, marcou seis vezes na Libertadores. Deve fazer dupla com Forlán, se Leandro Damião for negociado.
- Dátolo - Com Bolatti, é cotado para deixar o Inter com a chegada de Scocco. Deve ser a última opção de Dunga. O meia estava no banco contra o Flamengo, no Centenário.
- Fabrício - O lateral vem sendo utilizado no meio, ao lado de D'Alessandro. O técnico se mostrou contente com a ligação pela esquerda, com Kleber. Mas deve voltar para a sua posição com a chegada de Alex.
- D'Alessandro - Está na sua melhor fase. Considerado insubstituível, o capitão tem dez gols no ano e belíssimas assistências. Deve ganhar a parceria de Alex.
- Alex - Promete repetir a dobradinha da Sul-Americana de 2008 ao lado de D'Ale. Tem finalizações precisas e chutes de fora da área. Deve ocupar o lugar que era de Fred.
- Alan Patrick - É armador. Deve ser a opção com menos chance, já que não ainda jogou e disputa posição com D'Ale. O meia do Shakhtar Donetsk/UCR veio por empréstimo.
O que eles acham?
O Diário Gaúcho consultou especialistas e dá uma forcinha ao chefe do vestiário:
"Sem dúvida alguma, Alex e D'Alessandro no meio. Na frente, Scocco e Forlán. Onde pode surgir dúvida é sobre um volante. Aírton, Willians e Josimar, um deles sobra."
Adroaldo Guerra Filho, Guerrinha, colunista do DG
"Eu jogaria com Forlán e Scocco na frente. No meio, com Alex e D'Alessandro. Porém, para isso, precisa ter uma boa retaguarda. Não abriria mão dos volantes."
Lédio Carmona, comentarista da Sportv
"Calculo que ele vai com D'Ale e Alex na meia. Jorge Henrique como primeira opção. Na frente, Forlán e Scocco, se não vender Damião. Se ele ficar, Scocco deve aguardar."
Maurício Saraiva, comentarista da RBS TV
"Jogaria com Josimar, Willians, D'Ale, Alex, Forlán e Scocco. Com Alex pela esquerda, o time ganha muito em qualidade no passe. O Scocco e o Forlán mais abertos, e D'Alessandro, na área."
Luiz Roberto, narrador da Globo