Agenda vermelha
Programação do Inter: jogo e descanso
A partir de agora, é jogo e descanso. As palavras foram proferidas pelo pentacampeão Paulo Paixão, que cuida do fôlego do Inter e da Seleção Brasileira
Assim será a rotina colorada nas próximas semanas. O grupo enfrentará uma maratona de inverno, com um jogo a cada 72 horas, em média.
Ontem, o clube embarcou para o Rio de Janeiro, onde enfrenta o Fluminense, sábado, em Macaé. Na quarta-feira, pega o América-MG, no jogo de volta da Copa do Brasil, e só retorna a Porto Alegre no dia seguinte. Três dias depois, encara o Flamengo, em Caxias. O fisiologista do clube, Luiz Crescente, admite que a sequência de jogos de julho preocupa:
- Vínhamos de sequência menor de jogos no primeiro semestre. Porém, temos comissão técnica que é muito cuidadosa com isso, em especial o Paulo Paixão. E ele disse: "A partir de agora, é jogo e descanso". Não tem como treinar. A grande preocupação são os jogos e o repouso, o cuidado com a alimentação, as horas de sono, a hidratação.
Exame de sangue em todo o grupo
Para monitorar o desgaste do grupo, o fisiologista realizará exames de sangue em todos quando voltarem de Belo Horizonte, na quinta-feira. Será possível verificar o nível de esforço e desgaste.
O maior prejuízo dos jogadores nesse período acaba sendo na recuperação de uma partida para outra. Após encarar o América-MG, por exemplo, eles desceram no Beira-Rio às 3h. Até que chegassem em casa e conseguissem dormir, passava das 4h:
- A maioria não pegou no sono no ônibus, é muita adrenalina depois do jogo. Eles foram dormir depois das 5h - diz Crescente.
Segundo ele, um atleta, após um jogo, necessita de oito a nove horas de sono para boa recuperação, além de alimentação regrada. O que no Inter tem sido complicado.
- Os jogadores só foram acordar lá pelo meio-dia, numa hora na qual deveriam já ter acordado, tomado café e se preparado para o almoço - explica o médico.
Crescente garante que, por enquanto, os jogadores ainda não sentiram o acúmulo de jogos. No entanto, resta acompanhar os próximos quilômetros da maratona de inverno do Colorado.
- Maurides - O salto mortal depois de fazer o terceiro gol no América-MG rendeu ao centroavante o rompimento do ligamento patelofemural do joelho direito. Maurides passará por cirurgia, amanhã. A previsão de seu retorno ao futebol é superior a três meses.
- Ernando - O zagueiro de 25 anos e 1m84cm assinou pré-contrato com o Inter e se apresentará ao clube em janeiro. O Goiás, com quem Ernando tem contrato até dezembro, não aceitou liberá-lo agora.