Paixão Colorada
Coluna do Kenny: Abel sabe o que faz
Leia a íntegra da coluna do Kenny Braga no Diário Gaúcho
Quando o técnico Abel Braga concedeu sua primeira entrevista coletiva como novo técnico do Inter, em dezembro do ano passado, deixou claro que desejava contar com o talento do centroavante Rafael Moura na temporada de 2014. E cumpriu com a sua palavra, embora houvesse, de parte de cronistas e torcedores colorados, clara rejeição ao nome do artilheiro.
Pois o treinador mais uma vez acertou em cheio. Na sua melhor condição física e recuperado de cirurgias nos tornozelos, Rafael Moura é o goleador da temporada e o nome mais comentado do momento no futebol gaúcho, com a sua atuação histórica no Gre-Nal de domingo, marcando os dois gols da vitória do Colorado. Abel Braga sabe o que faz. E exala coloradismo por todos os poros.
Pedra lascada
Mas eu não ficaria em paz com a minha consciência se calasse diante de dois fatos lamentáveis ocorridos no clássico de domingo: a destruição de cadeiras por alguns torcedores do Inter e a manifestação racista de torcedores do Grêmio com o objetivo infame de humilhar e diminuir o zagueiro Paulão. Dois absurdos.
Será que os vândalos travestidos de torcedores colorados não sabem que sairá dos cofres do Inter o dinheiro para substituir as cadeiras quebradas por outras novas? E os racistas imbecis que ofenderam Paulão, o que sentem quando se aproximam de jogadores negros do Grêmio, como Zé Roberto?
Infelizmente, há pessoas que insistem em viver na idade da pedra lascada. Só faltam andar de quatro, ruminando, utilizando pés e mãos ao mesmo tempo.