Paixão Colorada
Kenny Braga: Não se faz um time só com talentos da base
Leia a coluna do Diário Gaúcho na íntegra

Já defendi, com mais entusiasmo, o aproveitamento de jogadores das categorias de base do Inter no time principal. E ainda defendo, mas considero o fato de que não se faz um grande time, para conquistar títulos, somente com a chamada prata da casa.
O ideal é uma mistura de talentos jovens com jogadores experientes formados em outros clubes. Mas quando o técnico acredita que um jogador da base é mesmo bom de bola, deve dar a ele uma sequência de jogos para que se afirme profissionalmente. O entra e sai no time é desestimulante para o jogador jovem em busca de afirmação. É preciso que se tenha um mínimo de paciência com ele. Do contrário, se terá mais um caso de jogador que não vinga, como as plantas malcuidadas.
Os Sem-Copa
Mas, estou lendo com muita satisfação e proveito mais um livro recheado com histórias do futebol brasileiro lançado pela Maquinária Editora, do Rio de Janeiro. Trata-se da obra intitulada Os Sem-Copa, de autoria da jornalista esportiva Clara Albuquerque, apresentadora e comentarista.
Clara Albuquerque apresenta no livro o perfil de dez grandes talentos do futebol brasileiro que nunca participaram de uma Copa do Mundo. Na relação feita pela jornalista aparecem três gaúchos: Eurico Lara, Silvio Pirillo e Tesourinha. Foram jogadores de primeira grandeza atuando em clubes brasileiros, mas por uma razão ou outra nunca participaram de Copas do Mundo. Eurico Lara nasceu em Uruguaiana. Silvio Pirillo e Tesourinha nasceram e se criaram em Porto Alegre.