Paixão Colorada
Coluna do Kenny: Gre-Nal tem que ser encarado com humildade e seriedade
Leia a íntegra da coluna do Kenny Braga no Diário Gaúcho
Todos os palpites estão liberados na véspera do Gre-Nal, o grande clássico do futebol gaúcho. Tenho ouvido muitos, constatando que não há clima triunfalista de parte dos torcedores colorados e gremistas, embora o Inter leve para o clássico de domingo, em Caxias do Sul, a vantagem da vitória obtida no primeiro jogo da decisão, disputado na Arena. Acho bom que seja assim.
O comportamento mais indicado em véspera de Gre-Nal é o da humildade e da seriedade. Rompantes, clima de já ganhou são sempre prejudiciais ao desempenho de um time. Apesar de terem vencido o clássico da Arena, com atuações elogiáveis no segundo tempo, os jogadores do Inter sabem que não podem menosprezar as virtudes do adversário.
Paz e nível técnico
Alem do meu desejo de que o time do Inter, comandado por Abel Braga, fique com a taça de campeão ao final do Gre-Nal, também torço para que o clássico se realize sem qualquer incidente, dentro ou fora do campo. E, principalmente, que todos os integrantes de torcidas organizadas tenham um comportamento civilizado, pensando, acima de tudo, na imagem dos seus clubes. Até porque há de parte das autoridades a disposição de de punir severamente condutas reprováveis, como nos casos de racismo que atingiram o árbitro Márcio Chagas, em Bento Gonçalves, e o zagueiro Paulão, na Arena.
O futebol gaúcho precisa de paz e bom nível técnico. E que a vitória beneficie quem dispõe de qualidades para merecê-la. Quem perder não poderá alegar que foi injustiçado.