Inter



Impasse

Gre-Nal no Beira-Rio está a perigo

Reinaugurado no final de semana, estádio ainda não está confirmado como local do clássico decisivo do Gauchão e entorno é a maior preocupação

08/04/2014 - 09h01min

Atualizada em: 08/04/2014 - 09h01min


Casa nova do Inter pode receber o primeiro Gre-Nal no domingo

Ainda é mistério o local em que  será realizado o Gre-Nal 401, no próximo domingo. O clássico, que definirá o campeão gaúcho deste ano, tinha tudo para ser o primeiro do reformado Beira-Rio. Mas essa possibilidade está a perigo.
Quem confirma é o comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel João Diniz Godoy. A preocupação é com as obras do entorno do estádio. A necessidade de liberação pelo CPC soma-se à documentação que precisa ser entregue pelo Inter ao Ministério Público. Até a noite de ontem, nada havia sido enviado.

- É uma infinidade de fontes de risco. Se os entulhos (do entorno) não forem retirados ou isolados, não tem como o clássico ser realizado no local - garante Godoy.

Para o coronel, que esteve na reinauguração do Beira-Rio, a situação do entorno do final de semana passada impediria a realização do evento, se não fosse uma festa de torcida única, sem risco de confrontos.

- Sei que a realidade das obras se modifica a cada hora, já que ela está em andamento. Mas o que eu vi naquele momento é muito preocupante - finaliza o oficial.

O parecer do CPC, chamado laudo de segurança, é apenas um dos documentos que o Inter ainda precisa entregar ao MP. Faltam outros três. São eles: os laudos de engenharia e estrutural, fornecidos pelo próprio clube, o de vigilância sanitária, feito
pela Vigilância, e o Plano de Prevenção e Proteção Contra  Incêndios (PPCI), de competência do Corpo de Bombeiros.

Para a reinauguração, no final de semana passado, houve acerto entre o Inter e as autoridades, no qual o clube assumiu grande parte das responsabilidades com medidas compensatórias. Isso pode se repetir para o clássico Gre-Nal, mediante uma reunião em que todos os detalhes ainda pendentes sejam acertados.

Parte desses ajustes podem ser definidos na tarde de hoje. Um exemplo são algumas portas do Beira-Rio, que abrem quando acionadas com um sistema eletrônico. Elas são uma espécie de cortina vertical, o que é proibido. As portas devem ser trocadas por outras no estilo das saídas de emergências de shoppings, com corrimãos horizontais, que abrem se encostadas com o corpo.

- O Gre-Nal pode ocorrer no estádio, ele está seguro, em condições, mas há medidas compensatórias a serem tomadas pelo Inter - explica o subcomandante dos Bombeiros, major Rodrigo Dutra.

Há ainda um outro ponto. Não existe um consenso dentro do Beira-Rio de que o jogo deva acontecer no estádio. Tem quem, preocupado com a Copa do Mundo, que será realizada em junho, esteja priorizando a finalização da obra.
Um clássico poderia causar prejuízo e problemas nas dependências do estádio - como quebra e depredação de  cadeiras e banheiros. Além de o jogo forçar a interrupção da obra.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias