Paixão Colorada
Coluna do Kenny: a estreia do Uruguai na Copa do Mundo
Leia a íntegra da coluna do Kenny no Diário Gaúcho
É quase impossível para um cronista esportivo assistir a todos os 64 jogos da Copa. Mas sempre existe a possibilidade de ver, além da Seleção Brasileira, outros participantes do Mundial que nos interessam por uma razão ou outra. No meu caso, que nasci na fronteira do Brasil com o Uruguai, vou prestar atenção nos jogos da Celeste, incluindo o da sua Estreia,neste sábado,em Fortaleza, contra a Costa Rica. É um jogo do Grupo Baque também inclui as fortes seleções da Inglaterra e da Itália. Mas, a exemplo de outros colegas, com quem troco ideias sobre as possibilidades de cada seleção, entendo que será uma façanha o Uruguai do técnico Oscar Tabarez classificar-se no grupo para disputar a próxima fase da Copa.
Espírito de Luta
Mas não menosprezo, absolutamente ,o potencial do Uruguai, que já conquistou dois títulos mundiais, com destaque para o de 1950,em pleno Maracanã, levando o Brasil à lona, num dos resultados mais inesperados em Copas. Até porque todos os jogadores da seleção uruguaia, sem exceção, atuam fora do país, a exemplo do Forlán, que saiu do Internacional para jogar no Cerezo Osaka, do Japão. E também porque jamais faltará espírito de luta para os jogadores uruguaios, não importando o local da partida e o potencial dos adversários.
Vou conferir o desempenho da Seleção Uruguaia que, em princípio, deverá ganhar da Costa Rica, com apenas quatro participações em Copas do Mundo.