Paixão Colorada
Coluna do Kenny: o futebol sul-americano já é destaque na Copa do Mundo
Leia a íntegra da Coluna do Kenny no Diário Gaúcho
A América do Sul sempre participou de mundiais com representantes competitivos, que honraram as tradições do futebol do continente. Mas somente o Brasil, a Argentina e o Uruguai colocaram seus nomes no topo do futebol mundial, conquistando títulos.
O Brasil já foi cinco vezes campeão, o Uruguai dois e a Argentina também dois. A Argentina, aliás, que venceu a Nigéria, ontem, no Beira-Rio, por 3 a 2, com show de Messi. São os grandes protagonistas da América do Sul em Copas. Não surpreende, portanto, que agora sejam participantes das oitavas de final, com a esperança dos seus torcedores de que novamente brilhem na competição.
Desta vez, porém, o que surpreende no continente são as atuações do Chile e da Colômbia, que vão enfrentar o Brasil e o Uruguai no próximo final de semana.
Final sul-americana?
Um momento de protagonismo inédito do futebol da América do Sul pelo número de países que se credenciam a participar da luta pelo título. Exatamente o contrário do que aconteceu com grandes representantes do futebol europeu, como Espanha, Itália e Inglaterra, que não confirmaram no Brasil o seu protagonismo, apesar de somarem juntos seis títulos mundiais. Não arrisco nenhum palpite em relação à final da Copa, mas gostaria de ver dois países sul-americanos disputando o título.
É difícil, claro, porque a Holanda e a Alemanha tem grandes seleções. Mas mesmo que a final não se encaixe no meu gosto, o futebol sul-americano já tem o seu lugar garantido nas páginas mais destacadas da Copa do Mundo de 2014.