Paixão Colorada
Resultado justo
Leia a coluna do Diário Gaúcho na íntegra
Ainda que a Argentina tenha jogado com a costumeira raça, o resultado da partida de ontem foi justo. Os alemães foram superiores tática, técnica e fisicamente. Mereceram a vitória e o título.
Aliás, o resultado coroou um trabalho desenvolvido há seis anos e que, fatalmente, em algum momento teria de dar certo. Isso se chama ambição e planejamento, tendo em vista grandes conquistas.
Pois, com esse trabalho de longo prazo, os alemões conseguiram vencer dificuldades, como a perda de jogadores importantes antes e durante o Mundial. E isso foi possível graças à qualificação do elenco e de toda uma geração.
Exterior
É preciso levar em conta que o planejamento alemão foi facilitado pelo fato de grande parte dos jogadores atuarem no país. Com isso, são evitados desgastes com clubes estrangeiros, que investem fortunas para contratarem craques e, depois, fazem cara feia quando precisam ceder esses atletas às suas seleções.
No Brasil, situação semelhante será muito difícil de acontecer. Afinal, nossos bons talentos estão indo para o Exterior cada vez mais cedo. Muitos deles nem chegam a ficar conhecidos no país, quando aparecem estão jgando por times das ligas estrangeiras.
Na Seleção que fracassou nesta Copa do Mundo, apenas os goleiros Jefferson e Victor e os atacantes Fred e Jô atuam no país. Diante dessa realidade, será muito difícil conseguirmos um planejamento ao menos parecido com o da Alemanha.