Paixão Colorada
Zé Victor Castiel: Reencontrar os títulos nacionais
O Inter é um dos times brasileiros com melhor retrospecto neste século. O Mundial, as duas Libertadores, a Sul-Americana e as duas Recopas conquistadas fazem do Colorado o mais vitorioso do país no que diz respeito a títulos internacionais.
Pois 2016, que está começando, precisa ser marcado pelo reencontro do clube com os títulos nacionais. Já se passaram 23 anos da conquista da Copa do Brasil. E 36 anos do último Brasileirão – por sinal, o único invicto na história. A gloriosa história colorada dos anos 1970 precisa ser revivida. Naquela década, em apenas dois Brasileirões o Inter não chegou entre os quatro melhores. E, além disso, foram três títulos em dez, em um aproveitamento de 30%.
Fora da Libertadores, o Inter precisa concentrar suas forças pra voltar a brilhar no país. É claro que o Campeonato Gaúcho não deve ser desprezado. Afinal, é uma competição tradicional que vale título e taças importantes. Logo, o Inter deve brigar para manter a hegemonia no Estado, com o hexacampeonato.
Pés no chão
Mas, diferentemente de anos anteriores, é preciso manter os pés no chão, caso uma nova conquista do Estadual se confirme. Há muita diferença entre as disputas do Gauchão e das competições nacionais.
Por conta disso, o Colorado precisa ter planejamentos diferentes ao longo do ano, adaptados às disputas distintas.
É desnecessário dizer que as exigências são diferentes. Principalmente no longo Brasileirão, com pontos corridos. para essa competição, mais do que um time, é preciso um grupo coeso e de qualidade.
* Diário Gaúcho