Dura realidade
Luciano Périco: o titular que pode estar com os dias contados no Inter
Contando com moedas fortes em comparação ao real, o mercado externo monitora constantemente jovens valores que surgem no futebol brasileiro
Trago uma boa e uma má notícia aos torcedores colorados. Começamos pela melhor. A vitória sobre o Flamengo neste domingo (8) somente confirmou o que já se sabia. O Inter conta com um atacante diferenciado em seu elenco. Yuri Alberto demonstrou que tem muita qualidade, mesmo vindo de uma sequência de partidas sem marcar gols. Com apenas 20 anos, o atacante tem cabeça boa, é focado e sabedor de onde quer chegar como atleta de ponta no futebol. Foi uma contratação certeira do Colorado junto ao Santos.
E digo isso há tempos, não apenas pelos três gols marcados no Maracanã. Vamos lembrar do hat-trick feito por Yuri Alberto contra o São Paulo no ano passado dentro do Morumbi. Também em outras tantas oportunidades, o guri mostrou um faro do gol aguçado. Gosta de jogar como centroavante. O jejum de gols recente acabou gerando alguns poucos murmúrios de crítica. Precipitada, é claro. Todo o atacante pode passar por momentos de oscilação. Quando o time funciona, ele faz a diferença. No histórico, já são 22 gols em 65 partidas.
O lado negativo dessa história toda, é que não vejo Yuri Alberto vestindo a camisa do Inter por muito tempo. Talvez até o final da temporada. Mas há o risco de pintar uma proposta na janela que está em vigor. Vários clubes da Europa já colocaram o atacante no radar. Em entrevista ao Show dos Esportes, ele demonstrou tranquilidade com o assédio. Potencialmente, é o jogador que mais chama a atenção no mercado externo.
Infelizmente, não há o que fazer. Quando surgir o interesse real de fora do Brasil, será impossível segurar. As finanças coloradas estão no vermelho. O presidente Alessandro Barcellos já disse até há contas, que não podem esperar. E não tem como competir com o mercado externo. Pelo que se comenta, não sai negócio por menos de 15 milhões de euros, o que seria o equivalente a mais de R$ 91 milhões. Mas o Colorado possui 75% dos direitos econômicos. O contrato de Yuri Alberto vai até 2025. Enquanto puder, o Colorado tem que aproveitar o máximo possível a qualidade do camisa 11.