Nas quartas
Inter perde para a Ferroviária e está eliminado do Brasileirão Feminino
Gurias Coloradas não conseguiram superar o favoritismo das Guerreiras Grenás na Fonte Luminosa. Time paulista avançou com gols de Neném e Mylena Carioca
Não deu. O Inter não conseguiu superar o favoritismo da Ferroviária, e está eliminado do Brasileirão Feminino. Após o empate em 1 a 1 na ida, as Gurias Coloradas perderam a partida de volta por 2 a 0, nesta quarta-feira (28), na Fonte Luminosa, e se despediram do sonho de título inédito. Agora, o Gauchão é tudo que resta para a temporada colorada.
O técnico Jorge Barcellos optou pela manutenção do time titular pela quarta partida consecutiva. A defesa teve Bárbara no gol, com Tamara Bolt e Katrine nas laterais, e Bruna Benites e Isa Haas formando a dupla de zaga. No meio de campo, Capelinha e Gabi Morais atuaram mais recuadas, com Pati Llanos e Letícia Monteiro mais à frente. O ataque teve a artilheira Priscila e a uruguaia Belén Aquino.
Atuando em casa, e defendendo a invencibilidade na Fonte Luminosa, a Ferroviária tinha a posse de bola e, aos poucos, ia ganhando espaço e chegando com perigo à área do Inter. Foi assim que construiu a jogada do primeiro gol, aos 11 minutos. Julia Beatriz recebeu a bola às costas de Isa Haas e ajeitou, de cabeça, para que Neném batesse de primeira para o gol e construísse a vantagem da Ferrinha.
O Inter sentiu o gol, e tinha ainda mais dificuldades para sair do campo de defesa e chegar à área das paulistas. A resposta só veio aos 22, quando Priscila recebeu de Katrine na área, girou e finalizou. Mas sem muita força, para que Luciana não tivesse dificuldades em fazer a defesa. A goleira da Ferroviária só foi trabalhar, mesmo, dois minutos depois. Em jogada com Letícia Monteiro, Belén Aquino bateu de pé direito, e exigiu que Luciana tirasse com a mão esquerda.
Na reta final do primeiro tempo, as Gurias Coloradas começaram a se encontrar no jogo e buscar espaço para chegar ao ataque. Foi assim que tiveram boa chance de empatar aos 40 minutos. Em falta do corredor esquerdo, Belén Aquino arriscou direto para o gol. E exigiu mais uma grande defesa de Luciana, que espalmou em escanteio. Na cobrança, Priscila venceu a disputa aérea e conseguiu o cabeceio, mas antes que a bola morresse no fundo das redes, Cris tirou em cima da linha.
A última grande oportunidade do tempo inicial foi da Ferroviária. Aos 46 minutos, Julia Beatriz fez fila, passou por Bruna Benites, Leticia Monteiro, Isa Haas, Katrine e Bárbara e conseguiu a finalização da área. A bola ia lentamente para as redes, quando Tamara Bolt apareceu para tirar.
Tudo ou nada
Precisando de ao menos um gol em 45 minutos, o técnico Jorge Barcellos voltou do intervalo com uma mudança. Lorranny foi para o jogo no lugar de Letícia Monteiro. Com isso, assim como na ida, Lorranny assumiu a lateral direita, para que Tamara Bolt fosse liberada para atuar adiantada, como ponta.
Foi assim que o Inter chegou aos 11. Gabi Morais lançou a bola para Tamara Bolt e ela arrumou o cruzamento rasteiro para Priscila. A centroavante não conseguiu a finalização, e a bola acabou afastada pela Ferrinha.
E como quem não faz, leva. O castigo do Inter veio na sequência, aos 12. Fátima Dutra venceu a marcação de Lorranny na direita e cruzou à área, a bola passou por Lelê, mas encontrou Mylena Carioca. De frente para o gol, ela só empurrou para as redes. Estava decretava a classificação afeana.
Impulsionada pelo gol, a Ferroviária quase fez o terceiro aos 18. A bola foi lançada à área e encontrou Duda Santos. A meia buscou o cabeceio, e exigiu grande defesa de Bárbara, com a ponta dos dedos.
Do lado colorado, que tinha de correr atrás do prejuízo, o técnico Jorge Barcellos fez mais duas trocas. Gabi Morais e Pati Llanos saíram para as entradas de Julieta Morales e Zóio. Mas de pouco adiantou, o Inter só foi assustar aos 35. Quando Katrine cobrou escanteio pela direita, e Bruna Benites cabeceou, mas mandou para fora.
Antes de o tempo se encerrar, Thaini ainda foi para o campo, no lugar de Belén Aquino. Só que a lateral-esquerda, que atuou como uma meia, nada pode fazer para mudar o desfecho do jogo. A Ferroviária apenas controlou a partida, e confirmou a classificação às semifinais. Ao Inter, a atenção agora será no Gauchão.
BRASILEIRÃO FEMININO — QUARTAS DE FINAL (VOLTA— 28/8/2024
FERROVIÁRIA (2)
Luciana; Kati, Rafa Soares (Andressa, 24'/2ºT), Luana e Fátima Dutra (Barrinha, 29'/2ºT); Cris (Nicoly, 24'/2ºT), Duda Santos e Micaelly; Mylena Carioca, Julia Beatriz (Raquel, INT) e Neném (Lelê, INT). Técnica: Jéssica de Lima.
INTER (0)
Bárbara; Tamara Bolt, Bruna Benites, Isa Haas e Katrine; Capelinha, Gabi Morais (Zóio, 17'/2ºT), Pati Llanos (Julieta, 17'/2ºT) e Letícia Monteiro (Lorranny, INT); Belén Aquino (Thaini, 39'/2ºT) e Priscila. Técnico: Jorge Barcellos.
GOLS: Neném, aos 11min do 1º tempo. Mylena Carioca, aos 12min do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Rafa Soares, Cris, Fátima Dutra, Nicoly (F); Bruna Benites (I)
LOCAL: Fonte Luminosa, em Araraquara
ARBITRAGEM: Andreza Helena de Siqueira (MG), auxiliada por Leandra Aires Cossette (SP) e Juliana Vicentin Esteves (SP). VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG).
Quer receber as notícias mais importantes do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Inter.