Arena Metropolitana
A nova casa do Cruzeiro (e do Inter) em Cachoeirinha
Estádio erguido em zona industrial da Região Metropolitana deve estar pronto até o dia 31 de março e pode ser o endereço dos colorados na próxima temporada
Enquanto a Capital badala a Arena do Grêmio e a reforma do Beira-Rio, a Região Metropolitana também acompanha a construção de um estádio novinho em folha. Com custo total de R$ 10 milhões e capacidade para 16,5 mil pessoas, o novo estádio do Cruzeiro, em Cachoeirinha, deve ser entregue até 31 de março. Tudo indica que lá também será a casa do Inter em 2013 a partir dessa data. O clube diz se tratar de ótima alternativa para quando o Beira-Rio for fechado para que a reforma se acelere e o gramado seja trocado. Nenhuma negociação, no entanto, foi aberta ainda pelas direções.
A inauguração oficial, com pompa, será no dia do centenário do Cruzeiro: 14 de julho. A ideia é um amistoso com grande clube do Rio, de São Paulo ou do Uruguai.
Quem passa pela avenida Ary Rosa Santos, no Bairro Granja Esperança, ainda não consegue visualizar o tamanho do empreendimento, que deverá contar com estacionamento e lojas. O projeto foi custeado, em sua maioria, pela venda do Estádio Estrelão, símbolo da Avenida Protásio Alves no Morro Santana, em Porto Alegre.
Localizado em área industrial, próxima à Estrada do Ritter, o terreno do novo estádio ainda é um descampado, com vegetação e sem delimitações. Antes, abrigava uma chácara de plantação de alfaces. Os tapumes do cercamento já começaram a ser erguidos. Quatro funcionários do clube fazem o serviço.
Primeiro módulo de arquibancada
Os primeiros sinais de que será endereço de um estádio já aparecem. O que mais chama a atenção é o primeiro módulo de arquibancadas, com 105m de comprimento e 4,5 mil lugares, que deverá estar pronto até o dia 10. A distância para o gramado será de apenas sete metros. Os locais das bandeirinhas de escanteio também foram demarcados.
- Agora está andando. Na próxima semana, devemos iniciar o nivelamento do campo. A ideia é colocar a grama no final do mês - conta o presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, Brasil Leite.
No alto do módulo 1 ficarão as cabinas de imprensa e os camarotes. Sob esse módulo, em três andares, serão construídos refeitório para os jogadores, concentração, vestiários, sala de imprensa e a administração do clube.
Cara de estádio até o Ano-Novo
A chuva desta semana forçou a redução do ritmo da obra. O barro virou obstáculo ao acesso de caminhões.
Segundo o presidente do Conselho do Cruzeiro, Brasil Leite, 15 a 20 operários trabalham na construção de segunda a sábado. O módulo 2, atrás de uma das goleiras e de frente à Avenida Ary Rosa Santos, estará pronto em 30 dias.
A cobertura, que inicialmente será instalada apenas no módulo 1 de arquibancadas, está paga. Será entregue e instalada na largada de dezembro. Ao final do ano, a projeção é de que o estádio já tome forma.
Como a casa nova ficará em área industrial, a prefeitura de Cachoeirinha promete criar novas opções de transporte público. A perspectiva é de que a região atraia comércio e novos moradores. Pelo menos dois condomínios de casas de alto padrão já foram construídos próximos ao estádio.
Confira o vídeo do estádio: