Estrangeiro em campo
Andarilhos do Gauchão: O uruguaio fã de D'Ale
Criado em Rivera, o meia Fernando Lima desembarcou em Ijuí com sonhos de mostrar seu talento de camisa 10 e encontrar D'Alessandro no Gauchão

O uruguaio torce pelo River Plate, clube de boa parte dos argentinos. Fernando é o sétimo personagem da série Andarilhos do Gauchão".
Fernando Lima tem estrela no cotovelo
O uruguaio Fernando Lima virou brasileiro aos 21 anos, nasceu torcedor do Peñarol e desde que se conhece por gente torce pelo argentino River Plate. Por isso, marcou no calendário o dia 21 de março. É quando o Inter recebe o São Luiz, pela Taça Farroupilha. Fernando espera estar com a camisa 10 do time de Ijuí e estuda desde já forma de trocá-la com D'Ale, ídolo do River.
Fernando é caso raro de uruguaio aficionado por time argentino. Nascido e criado em Rivera, adotou o Peñarol como time do coração por influência, e pressão, do pai. Mas antes dos dez anos encantou-se pelo vermelho e branco do River. Naquela época, o camisa 10 do time era um cabeçudo habilidoso, ídolo do guri de Rivera.
As estrelas tatuadas nos cotovelos de Fernando entregam a admiração pelo craque do Inter, que também as tem gravadas no corpo. Embora o uruguaio diga que há outra razão, sobre a qual mantém segredo. Canhoto como D'Ale, ele também vestia a camisa 10 no 14 de Julho, de Livramento. Esguio, organizador do meio-campo, destacou-se na boa campanha do time na Copa FGF. O gerente de futebol do São Luiz, o ex-volante Sandro Pagliarini, explica sua contratação com a simplicidade típica do Interior:
- Tchê, esse time do 14 fez duas boas campanhas. Vi que alguma coisa de boa tinha.
Fui ver os jogos e acabei contratando o Fernando Lima.
Muito simples. Mas até despontar no 14 de Julho, Fernando cumpriu longo caminho burocrático. Em 2012, despertou atenção do Cerro, adversário do Inter na Libertadores de 2010. Participou da pré-temporada, mas saiu devido a problemas contratuais.
O meia parou no 14 de Julho. Mas para jogar precisou pedir dupla cidadania. Foram três meses de espera.
Desde novembro em Ijuí, inquilino da concentração do Estádio 19 de Outubro, Fernando está ansioso para visitar os pais. Quer conferir se o amigo Rodrigo Mora mandou de Buenos Aires sua camiseta do River. O uruguaio Mora jogou com ele no Cerro e, hoje, é titular do time argentino. Um outro amigo já recebeu a sua camisa oficial.
Pergunto se, para um uruguaio, não seria melhor trocar camiseta com Forlán. Fernando sorri e suspira:
- Não dá nem para imaginar estar com os dois em campo. Forlán é Pelé para nós, uruguaios. Só conversar com ele bastaria.
Com D'Ale, no entanto, se der para conversar e levar a camisa 10 do Inter, melhor.
São Luiz
Classificação em 2012 - 11º
Técnico: Tonho Gil
Quem chegou: Oliveira (G, Sãocarlense), Deivid (G, Cerâmica), Alisson (G, Grêmio), Júnior Barbosa (LD, América-SP), Elton Macaé (LE, Macaé), Adão (LE, Figueirense), Marcel (Z, América-SP), Ícaro (Z, Cruzeiro/Poa), Marcelo Oliveira (Z, Grêmio Bagé), Chicão (V, Chapecoense), Marcos Rogério (V, Veranópolis), Almeida (V, Juventus/SC), Douglas Washington (M, Sãocarlense), Fernando Lima (M, 14 de Julho), Marcos Paraná (M, Brasil-Pe), Eraldo (A, Juventude), Juba (A, Novo Hamburgo), Tiago Duarte (A, Riograndense-SM) e Gavião (A, Cruzeiro).
Time base: Oliveira; Júnior Barbosa, Thiago Costa, Marcel e Elton Macaé; Baiano, Chicão, Adão e Marcos Paraná; Juba e Eraldo.