Dupla Gre-Nal



Na história

Galo completa cem anos com festança

A noite será de festa para a porção preto e branco de Santa Cruz do Sul. Um banquete serve de ponto alto para a comemoração dos cem anos do clube, que luta para seguir na elite do futebol gaúcho, onde está desde 1997

22/03/2013 - 11h13min

Atualizada em: 22/03/2013 - 11h13min


Torcida marca sua presença nos Plátanos

O clima é de festa, mas também de apreensão no Estádio dos Plátanos. É que o Futebol Clube Santa Cruz pode completar cem anos na zona do rebaixamento do
Gauchão 2013. Hoje à noite, dirigentes, ex-jogadores, sócios e autoridades celebram com jantar o centenário, que será completado na terça-feira.

Domingo, como parte da festa, a equipe recebe o Inter e busca a primeira vitória no returno. Em 26 de março de 1913, o grupo liderado por André Klarmann, reuniu-se em um hotel para tratar da criação de um novo time na cidade. A estreia foi uma semana depois, contra o também local Concórdia. Não há registros do resultado.

O apelido de Galo Carijó veio na década seguinte, após vitória sobre o rival da época, o Grêmio Esportivo Santa Cruz. A partir dali, uma galeria de ídolos se formou: Betinho, Eduardo Heuser, Palito, Gabriel Porto, Everaldo, os paraguaios Sanabria e Sotelo, a dupla de atacantes Rogerinho e Paulo Roberto, além de Cuca, hoje técnico do Atlético-MG, que jogou no clube na década de 80.

Os festejos pelos cem anos começaram há duas semanas, com a conquista da Taça Centenário sobre o maior rival, o Avenida. Depois de perder por 2 a 1 nos Eucaliptos, o Galo devolveu o placar nos Plátanos e venceu nos pênaltis. A celebração segue terça-feira. Haverá alvorada com foguetório, seguida de um café da manhã.

Desde 1997 na elite do futebol gaúcho, o Santa Cruz faz neste ano uma de suas piores
campanhas. São duas vitórias em dez jogos e o penúltimo lugar na classificação geral.

- Será difícil, mas ainda temos chances. Há esperança para reverter a situação - confia o presidente do clube, o médico Paulo Almeida.

Futebol Clube Santa Cruz

Fundação: 26 de março de 2013
Presidente: Paulo Juarez Martins de Almeida
Técnico: Tonho Gil
Estádio: Estádio dos Plátanos, com capacidade para 6 mil pessoas

Você sabia?

Apesar da rivalidade, o Santa Cruz, fundado por André Klarmann, já se fundiu com o grande rival, o Avenida. Para concentrar recursos, em 1972 foi criada a Associação
Santa Cruz de Futebol, experiência que não deu certo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias