Dupla Gre-Nal



Opinião

Felipe Bortolanza: a mão de Deus

15/06/2016 - 14h26min

Atualizada em: 15/06/2016 - 14h27min


Felipe Bortolanza
Enviar E-mail

A o marcar o gol com a mão direita, o jogador Ruidiaz fez muito mais do que classificar o Peru e eliminar o Brasil na Copa América Centenário. Jamais seria a favor do desleal, do corrupto, do malandro e da vitória injusta. Mas uma coisa que aprendi desde cedo: há males que vêm para o bem. A ilegalidade do peruano, na noite de domingo, possibilitou ao nosso país uma pausa num momento muito ruim para o futebol.Está certo que é constrangedor ver os argentinos zombando da gente, lembrando que o Brasil já foi beneficiado com um gol de mão de Túlio Maravilha em 1995, justamente numa Copa América e contra a Argentina. Claro que os nossos maiores rivais já estiveram do outro lado, talvez no lance mais clássico de um gol de mão, feito pelo gênio Maradona na Copa de 1986. Na maior cara de pau, ele afirmou após a partida:

– Foi a mão de Deus.

Voltando à derrota do Brasil para o Peru. Ruidiaz preferiu seguir na mentira, falando que a bola bateu na sua perna. Já que ele não disse, digo eu, usando a mesma frase de Maradona:

Sim, só pode ter sido. Foi uma bênção. Graças àquela “raquetada” do peruano, o treinador caiu. Porque, se dependesse das mãos dos homens que dirigem a CBF (entidade cujo presidente não viaja para fora do país – teria medo de ser preso), a dupla Dunga/Gilmar iria mais longe, apesar do fiasco em duas edições da Copa América e da sexta posição nas Eliminatórias (hoje, estaria fora da Copa do Mundo, algo inédito na história).

Os medianos brilham

Torço muito para que Tite assuma e tenha condições de trabalhar – até a hora que escrevo, faltavam detalhes para o anúncio oficial. Trabalhei por dez anos no jornalismo esportivo. Tite foi o cara mais honesto e bom caráter com quem tive o privilégio de conviver. Tomara que tenha a autonomia para organizar um time, sem interferências políticas ou de qualquer natureza que não tenham relações com a bola. Diferentemente de Dunga, Tite tem currículo como técnico.

E um cartel vencedor no comando de times pequenos e grandes. Bate no peito dos jogadores e faz com quem atletas medianos brilhem. E sobre estes peitos, quase sempre, dias depois, caem faixas de campeão.Que a mão de Deus te abençoe, amigo! Que assumas e te deixem trabalhar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias