Zéleção Canarinho
Zé Alberto Andrade: "Casemiro, um senhor volante"
Ele tem força e a capacidade de defender, mas agrega qualidade de passe e de conclusão
Casemiro é um jogador impressionante. Valorizadíssimo por Zidane no Real Madrid, se tornou fundamental no clube e não tem uma reposição parecida no time de Tite. O fato de estar pendurado com um cartão amarelo preocupa. Ele encarna a força e a capacidade de defender daqueles grandes volantes mais ortodoxos, mas agrega uma qualidade de passe e de conclusão que o afasta definitivamente do adjetivo depreciativo "brucutu".
Na hora do papo, também é gente grande e teve a coragem de projetar a possibilidade de uma eliminação brasileira como algo muito triste, mas garantindo que o time vai ter uma grande atuação que deixe a consciência de todos tranquila. Se a previsão do volante se confirmar e a Seleção tiver um bom desempenho, não há como ser eliminada pelo México.
Croissant x Media Luna
O início das oitavas-de-final da Copa é de tirar o fôlego. O duelo entre França e Argentina é encontro de campeãs do mundo, sempre consideradas favoritas, mas que nesta Copa ainda não jogaram para tal. Depois da Itália, que não se classificou, e da fiasquenta Alemanha, quem será o terceiro campeão a ir para casa? Os franceses até esboçaram um bom futebol no jogo contra o Peru, mas ficou longe de impressionar. A Argentina bateu na trave do vexame e conseguiu uma classificação dramática. Agora, porém, zera tudo. O conjunto francês, mais qualificado, pode perfeitamente se encaixar e protagonizar um grande espetáculo. Já os argentinos não mostram uma equipe brilhante, mas têm Messi e só isto pode nivelar tudo. Projetar uma prorrogação não é absurdo.
Fado x Milonga
O jogo entre Portugal e Uruguai é daqueles em que lamentaremos por quem for eliminado. Se de um lado estão os "compatriotas europeus" portugueses com o sobrenatural Cristiano Ronaldo, de outro estão nossos "hermanos" e vizinhos queridos uruguaios com Suárez, Cavani e a insuperável garra charrua. Sabendo minimizar os efeitos do craque português, a Celeste tem muita chance de seguir na Copa bem ao seu estilo, com uma forma de jogar que não apresenta grande espetáculo, mas que mostra uma entrega é um comprometimento que poucas equipes possuem. Chance de termos festa na fronteira com entrecot e alfajores.
Míster Adenor
A entrevista coletiva do volante Casemiro chamou a atenção pelo uso de termos populares na Espanha e que influenciam o vocabulário do jogador do Real Madrid. Ao falar do favoritismo sobre México, disse que o técnico Juan Carlos Osório é esperto, gosta de surpreender e que o Brasil não vai cair nesta "trampa". Já ao se referir a Tite, por mais de uma vez o chamou de "mister", maneira como os jogadores se referem aos seus treinadores.
MONTANHA RUSSA
NO TOPO
Fan Fests _ Também na Rússia os eventos festivos organizados pela FIFA são um sucesso e já contabilizam mais de dois milhões de espectadores em relação à Copa de 2014 no Brasil
DESPENCANDO
Serviços aéreos _ Não são raros os casos de "overbooking" durante a Copa. As empresas russas vendem mais passagens do que a capacidade e depois exigem a compra de um novo bilhete para realocar os passageiros.